Carregando...

NOTÍCIAS

13 Maio

NASA cancela programa de pesquisa de monitoramento de carbono

Um programa da Nasa que custou US $ 10 milhões por ano para rastrear o carbono e o metano, principais gases de efeito estufa que contribuem para o aquecimento global, foi cancelado, disse um porta-voz da agência espacial norte-americana.

O fim do programa - chamado de Sistema de Monitoramento de Carbono (CMS) - que rastreou fontes e sumidouros de carbono e fez modelos de alta resolução dos fluxos de carbono do planeta - foi relatado pela primeira vez pela revista Science.

"Agora, o governo do presidente Donald Trump silenciosamente matou o CMS", disse o relatório, descrevendo a medida como a mais recente de um "amplo ataque à ciência climática" promovido pela Casa Branca.

A revista disse que a Nasa "se recusou a fornecer uma razão para o cancelamento além de 'restrições orçamentárias e maiores prioridades dentro do orçamento da ciência'".

O porta-voz da agência espacial norte-americana, Steve Cole, afirmou que não houve menção ao CMS em um acordo de orçamento assinado em março, que "permitiu que a decisão do governo fosse efetivada".

Cole, respondendo a um pedido de comentários da AFP, disse que Trump propôs cortar o projeto CMS e quatro missões de ciências da Terra no ano passado.

Depois de muita deliberação, o Congresso decidiu que as quatro missões espaciais seriam financiadas, inscrevendo-as na proposta orçamentária que aprovaram em março de 2018, disse ele.

Mas como o CMS não estava entre eles, foi cortado como proposto, disse Cole, descrevendo todo o processo como um esforço conjunto dos legisladores e do poder executivo.

Concessões existentes poderiam terminar, mas nenhuma nova pesquisa seria apoiada, disse ele.

Trump já anunciou a retirada dos EUA do acordo climático Paris 2015, um acordo assinado por mais de 190 nações para reduzir as emissões poluentes de combustíveis fósseis.

Cole disse à AFP que Trump propôs o cancelamento de outra missão de ciências da Terra, o Orbiting Carbon Observatory 3 (OCO-3), para o próximo ano, apesar de receber financiamento para o ano fiscal de 2018.

De acordo com Kelly Sims Gallagher, diretor do Centro para a Política Internacional de Meio Ambiente e Recursos da Universidade de Tufts, em Medford, Massachusetts, o CMS corta os esforços para verificar os cortes nas emissões acordados no acordo climático de Paris.

"Se você não pode medir as reduções de emissões, não pode ter certeza de que os países estão aderindo ao acordo", disse ela à revista Science.

Cancelar o CMS "é um grave erro".

Cole, no entanto, disse em um e-mail que o "encerramento deste programa específico de pesquisa não reduz a habilidade ou o compromisso da NASA em monitorar o carbono e seus efeitos em nosso planeta em mudança".

Ele disse que um novo instrumento de monitoramento de carbono do ecossistema, chamado GEDI, deve ser lançado na Estação Espacial Internacional no final deste ano.

Fonte do paper: Science  11 May 2018:
                             Vol. 360, Issue 6389, pp. 586-587
                             DOI: 10.1126/science.360.6389.586