Carregando...

NOTÍCIAS

28 Setembro

Parceria com a China lança em 2019 novo satélite contra desmatamento

Um novo satélite fornecerá imagens para verificar desmatamentos, desastres naturais e a expansão da agricultura e das cidades. Previsto para ser lançado em 2019, a produção do equipamento para sensoriamento remoto, o Cbers-4A, é fruto de parceria entre Brasil e China, que, pelo Programa Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (Cbers), já possibilitou o lançamento de 5 satélites.

O sexto satélite está em fase de testes e terá um custo de cerca de R$ 120 milhões para cada país. O 30º aniversário dessa cooperação foi comemorado pelo governo chinês e por autoridades do setor aeroespacial brasileiro nessa quarta-feira (29), na Embaixada da China, em Brasília.

Por meio do programa foi possível desenvolver um sistema completo de sensoriamento remoto (espacial e terrestre) para fornecimento de imagens gratuitas a ambos os países e a mais de 20 nações da América do Sul, do sul da África e do Sudeste Asiático. O material já foi encaminhado para mais de 20 mil instituições brasileiras, incluindo universidades.


Fonte: Governo do Brasil, com informações da Agência Brasil