Carregando...

NOTÍCIAS

24 Julho

Impacto da expansão de terras cultiváveis sobre a biodiversidade

A produção agrícola global deve ser aumentada nos próximos anos, a fim de atender à crescente demanda e à mudança nos padrões de consumo. Isso exigirá a intensificação do uso de terras agrícolas ou a expansão das terras agrícolas. Pesquisadores baseados no LMU Munich, no Instituto Kiel para a Economia Mundial, no Centro Helmholtz de Pesquisa Ambiental (Leipzig) e na Universidade de Palacký em Olomouc (República Tcheca) avaliaram as trocas entre a segurança alimentar e a preservação da biodiversidade associada a ambos estratégias no contexto dos mercados agrícolas globais. O estudo aparece na revista Nature Communications .

“A agricultura é um dos principais impulsionadores da perda de biodiversidade em todo o mundo, e os aumentos na produção são quase sempre alcançados à custa da biodiversidade. Mas se e onde a produção aumenta devido à intensificação ou expansão de terras agrícolas faz diferença ”, diz o Dr. Florian Zabel, do Departamento de Geografia e Sensoriamento Remoto da LMU.

 

Impacto da expansão de terras cultiváveis sobre a biodiversidade é muitas vezes maior do que a intensificação do uso

Marcadas em vermelho neste mapa estão as regiões em que a expansão das terras agrícolas de curto prazo representa uma séria ameaça à biodiversidade. Nas áreas marcadas em amarelo, a diversidade de espécies é relativamente baixa. A expansão do estoque de terras agrícolas nessas regiões resultaria, portanto, numa redução correspondente da perda de biodiversidade.


Os pesquisadores envolvidos na colaboração interdisciplinar partiram para identificar as áreas em que seria lucrativo, sob condições climáticas e socioeconômicas projetadas para a próxima década, aumentar a produção agrícola intensificando ou ampliando o uso da terra para a agricultura. Eles então perguntaram que efeitos cada uma dessas estratégias teria sobre a biodiversidade e os mercados agrícolas globais.

“Nossos resultados mostram que, para um determinado aumento na produção de alimentos, o impacto da expansão de terras cultiváveis sobre a biodiversidade é muitas vezes maior do que o do cenário de intensificação. Isso porque a expansão pode ser esperada nas regiões com os maiores níveis existentes de biodiversidade, principalmente na América Central e na América do Sul ”, diz o Dr. Tomáš Václavík, do Departamento de Ecologia e Ciências Ambientais da Universidade Palacký, em Olomouc. A intensificação de curto prazo da agricultura nas terras agrícolas existentes, por outro lado, representa principalmente uma ameaça à biodiversidade na África Subsaariana.

No entanto, enquanto a biodiversidade é posta em risco nas regiões onde mais alimentos são produzidos, o estudo sugere que todas as partes do mundo – incluindo aquelas em que o aumento local é modesto – irão lucrar com a queda nos preços dos alimentos que se segue como um resultado do crescimento global da produção global. “Este resultado tem implicações potencialmente críticas, porque sugere que, enquanto todas as regiões – incluindo a América do Norte e a UE – irão lucrar com os preços dos alimentos, a ameaça à biodiversidade é maior nos países em desenvolvimento nas regiões tropicais”, diz Dr. Ruth. Delzeit do Instituto Kiel para a Economia Mundial.

Os efeitos da intensificação e expansão também estão previstos para acontecer de maneira diferente dentro dessas regiões. A intensificação promete os maiores ganhos em segurança alimentar em algumas regiões dos trópicos, principalmente a Índia e a África Subsaariana. Em contraste, o estudo vê os habitantes de países latino-americanos, como o Brasil, como os principais beneficiários dos preços mais baixos dos alimentos provocados pela expansão das terras cultiváveis. Contudo, nesta região, a estratégia de expansão apresenta uma ameaça especialmente séria à biodiversidade.

Além disso, o estudo mostra que a maioria das reservas naturais existentes não está localizada nas regiões de alta diversidade de espécies que foram identificadas como possíveis alvos de expansão das terras agrícolas. “A maioria das áreas com altos níveis de biodiversidade que são adequadas para expansão e intensificação agrícola nos próximos anos não estão protegidas atualmente. Por isso, recomendamos desenvolver mecanismos globais que reconheçam a terra como um recurso limitado. Devem ser implementadas medidas para proteger a biodiversidade em paisagens que estão em uso, em vez de se concentrar apenas em locais de proteção ”, diz o professor Ralf Seppelt, do Centro Helmholtz de Pesquisa Ambiental, em Leipzig. Esta é a única forma prática de alcançar um equilíbrio entre a conservação da biodiversidade existente e a necessidade de aumentar a produção agrícola global.


FONTE: https://www.ecodebate.com.br