Carregando...

NOTÍCIAS

27 Junho

Agências espaciais unem forças para produzir uma visão global dos impactos do COVID-19

Em uma colaboração sem precedentes, a ESA, a NASA e a JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão) criaram uma nova ferramenta que combina uma grande quantidade de dados de satélites de observação da Terra para monitorar os impactos mundiais do COVID-19. Esta nova plataforma online está agora disponível ao público.

O novo 'Painel de Observação da Terra COVID-19' integra vários registros de dados de satélite das três agências espaciais com ferramentas analíticas para permitir que os usuários acompanhem as mudanças na qualidade do ar e da água, mudanças climáticas, atividade econômica e agricultura. A plataforma de três agências oferece ao público em geral e aos formuladores de políticas uma plataforma exclusiva para explorar os impactos de curto e longo prazo do bloqueio do coronavírus.


Alterações na qualidade do ar
Alterações na qualidade do ar


O Director de Observação da Terra da ESA, Josef Aschbacher, comenta: “A pandemia de coronavírus trouxe desafios sem precedentes, com graves consequências sociais. No início deste mês, a ESA e a Comissão Europeia criaram a iniciativa 'Rapid Action COVID-19 Earth observação', que permitia uma plataforma europeia para fornecer informações relacionadas ao COVID usando dados de satélite do Copernicus Sentinel.

“Como os desafios que enfrentamos com o COVID-19 são globais por natureza, a colaboração internacional entre agências espaciais é fundamental. Através desta estreita cooperação, ESA, NASA e JAXA criaram uma nova plataforma centralizada. Com isso, garantimos que nossos programas de observação da Terra ofereçam todo o seu potencial à sociedade e, assim, ajudem a humanidade a navegar por essa crise com informações mais precisas à sua disposição. ”


Thomas Zurbuchen, Administrador Associado da Diretoria de Missões Científicas da NASA, diz: “Juntas, NASA, ESA e JAXA representam um grande patrimônio humano: instrumentos avançados de observação da Terra no espaço que são usados todos os dias para beneficiar a sociedade e aprimorar o conhecimento sobre nosso planeta natal.

“Quando começamos a ver do espaço como os padrões variáveis de atividade humana causados pela pandemia estavam tendo um impacto visível no planeta, sabíamos que, se combinássemos recursos, poderíamos trazer uma nova e poderosa ferramenta analítica para esse movimento veloz. crise.'

O painel de observação da Terra permite aos usuários explorar e investigar como os bloqueios regionais e as medidas de distanciamento social afetaram o ar, a terra e a água da Terra.

Jogar$ video.data_map.short_description.content

Tutorial do Painel de Observação da Terra COVID-19
Acesse o vídeo


As mudanças na qualidade do ar, por exemplo, foram um dos impactos notados pelas restrições impostas para reduzir a propagação da doença por coronavírus. O dióxido de nitrogênio, causado pelos vapores do tráfego esclerótico, pela queima de combustíveis fósseis e pela atividade industrial, aparece claramente nos dados de satélite. O painel reúne conjuntos de dados históricos e novos de dióxido de nitrogênio para comparação, além de áreas regionais específicas, incluindo Los Angeles, Tóquio, Pequim, Paris e Madri.

Mudanças no dióxido de carbono também são destacadas no painel para monitorar como as reações globais e locais à pandemia alteraram as concentrações desse gás de efeito estufa. O painel permite alterações de curto e longo prazo no dióxido de carbono em escala global, bem como observações em áreas urbanas selecionadas, como Nova York, São Francisco e Délhi.

O painel também apresenta observações de satélite direcionadas das concentrações totais de matéria suspensa e clorofila em áreas costeiras selecionadas, portos e baías semi-fechadas para avaliar o que produziu essas mudanças na qualidade da água, quão difundidas elas podem ser e quanto tempo elas duram. Long Island Sound, Adriático do Norte e Baía de Tóquio estão entre as áreas examinadas.


Demonstração do Painel de Observação da Terra COVID-19

Demonstração do Painel de Observação da Terra COVID-19


O Painel de Observação da Terra COVID-19 também fornece observações da atividade de navegação em portos, carros estacionados e luzes noturnas em áreas urbanas para mostrar como setores específicos da economia foram afetados. Esses dados são apresentados no painel para quantificar as mudanças em Los Angeles, no porto de Dunquerque, em Pequim e em vários outros locais.

O painel usa dados dos satélites Aura e OCO-2 da NASA, satélites GOSAT e ALOS-2 da JAXA, missões Sentinel do programa Copernicus europeu liderado pela Comissão Europeia, além de mapas noturnos usando dados adquiridos pelo satélite US Suomi NPP.

O painel continuará sendo expandido com novos dados adicionados nos meses seguintes e novas seções serão adicionadas. O Painel de Observação da Terra COVID-19 está disponível aqui:  https://eodashboard.org


Jogar$ video.data_map.short_description.content

Uma introdução ao Painel de Observação da Terra COVID-19
Acesse o vídeo



FONTE: esa.int