Carregando...

NOTÍCIAS

31 Agosto

Satélite argentino SAOCOM 1B é lançado com sucesso de Cabo Canaveral

O satélite de observação SAOCOM 1B, fabricado e criado na Argentina pela empresa de design tecnológico INVAP e pela Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CONAE), foi lançado neste domingo do Cabo Canaveral, nos Estados Unidos .

Um veículo de lançamento Falcon 9 da SpaceX foi o encarregado de colocá-lo em órbita.

Este novo SAOCOM é o segundo que a Argentina coloca em órbita e tem a missão de detectar os níveis de umidade da terra para ajudar a administrar o meio ambiente e controlar emergências por incêndios ou inundações.

É valorizado como um grande suporte tecnológico à agricultura, pois permitirá detectar as melhores condições para o cultivo de milho, soja, girassol e trigo e aumentar a eficiência da fertilização e irrigação dessas culturas.



 


Segundo o governo argentino, o SEACOM 1B faz parte do Sistema Ítalo-Argentino de Satélites para Gerenciamento de Emergências em parceria com a Agência Espacial Italiana (ASI), que conta com novos sensores que permitem trabalhar na observação do solo em qualquer condição climática. As 24 horas do dia.

Este satélite argentino facilita a colaboração entre estações de observação nos Estados Unidos, Peru, Quênia, Itália, Noruega, Ilhas Kerguelen no Oceano Índico, Antártica, Terra do Fogo e a estação CONAE em Córdoba.

O presidente da Argentina, Alberto Fernández , que acompanhou o lançamento do satélite SAOCOM 1B na televisão da residência de Olivos em Buenos Aires, disse que estava orgulhoso deste lançamento: “Estou orgulhoso que isso seja feito por cientistas argentinos, isso é ciência argentina, essa é a capacidade dos nossos cientistas ”.




FONTE: cnnespanol.cnn.com