Carregando...

NOTÍCIAS

19 Junho

COMO OS SATÉLITES DA NASA PODEM AJUDAR A RESOLVER A CRISE DA ÁGUA NO ORIENTE MÉDIO

Durante pelo menos seis dos últimos 10 anos, Ali Saed, um fazendeiro, não cresceu. A chuva em seu pequeno canto do norte do Iraque era muito escassa, assim como o fluxo de um canal de irrigação próximo. Ele estava a poucos meses de abandonar a agricultura para sempre quando ele chegou a um parente distante, um cientista do governo em Bagdá. Saed foi informado de que alguns fazendeiros tinham tocado lojas de águas subterrâneas, e ele se perguntou se ele poderia fazer o mesmo. Ao dimensionar imagens satélites dos campos circundantes, o primo identificou um mergulho próximo mergulhado com rocha porosa através da qual a água da chuva poderia ter uma vez infiltrado.

Depois de reunir dinheiro de seus vizinhos e ligar para uma equipe de perfuração, Saed bateu em pedaços de água solta no início do ano passado. "Graças a Deus, encontramos água", diz ele, empurrando o novo furo na periferia de sua terra. "Finalmente, podemos crescer!"

Agradeço a NASA também. Desde que foi criada em 1958, a agência espacial nacional da América produziu uma série de inestimáveis dados científicos. Desde o rastreamento de geleiras derretidas até a identificação de depósitos minerais, seus esforços para acumular enormes quantidades de informações ajudaram a informar as decisões do governo dos EUA e estimularam avanços impressionantes. Com até 30 satélites focados em ciência em órbita a qualquer momento, ele também serve como uma espécie de loja de economia de vida para outros países - como o Iraque - que não tem olhos no céu. Desde 2008, a maioria das pesquisas da NASA foi livremente disponível em seu site.

'É uma crise'

De todos os desafios que a tecnologia da NASA enfrentou na Terra, os cientistas no Oriente Médio estão lutando pode revelar-se mais assustador. Desesperados para evitar uma crise regional da água, esses especialistas espelharam suas esperanças em imagens de satélite dos EUA para aumentar a eficiência da água e cheirar recursos de água adicionais. Numa altura em que as secas crescem mais freqüentemente e as populações estão crescendo do Iêmen para Marrocos, alguns sugerem que a salvação por satélite pode ser a melhor chance da região de evitar catástrofes. "Já, somos incapazes de produzir grande parte da comida que precisamos; É uma crise ", diz Farouk El-Baz, diretor do Centro de Sensoriamento Remoto da Universidade de Boston, conselheiro do presidente do Egito e cientista da NASA de longa data. "Mas se pudermos usar imagens de satélite para identificar água adequada e lugares com o solo certo para agricultura,

] Em nenhum lugar essa tecnologia se mostrou mais valiosa do que no Oriente Médio. As autoridades na Jordânia nem sequer tinham certeza do que seus agricultores estavam crescendo até que as imagens de satélite permitissem construir mapas de colheita aérea. Desde então, criticaram o cultivo de plantas intensivas em água, como o arroz. No Líbano, onde um sistema político disfuncional tem dificultado a coleta de dados (não houve um recenseamento desde a década de 1930 por medo de perturbar o equilíbrio sectário), imagens de satélite permitiram que as autoridades conseguissem compensar a falta de informações de tudo, desde planejamento urbano até Abuso do sistema de subsídios alimentares. Depois de analisar as terras agrícolas do país, o Conselho Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) descobriu que os agricultores estavam crescendo cerca da metade dos 20 mil hectares de trigo que eles reivindicaram.

Mas é a capacidade da tecnologia espacial para regular melhor o uso da água, e, portanto, crescer mais alimentos com menos recursos, o que realmente está entusiasmado com a comunidade científica. Ao medir a temperatura de um campo, que se irrigado corretamente deve estar abaixo do da área circundante, os pesquisadores podem determinar se uma cultura é estressada ou, principalmente, no Oriente Médio, consumindo mais água do que ela precisa. Através da medição da quantidade de umidade em copas de árvores e derretimentos de neve, eles podem aprender quanto água eles terão que brincar com, em primeiro lugar. "Isso nos permite fazer melhores previsões, saber o quanto de irrigação será necessária, para ver se um país está em estado de seca", diz Rachael McDonnell, chefe da seção de adaptação de mudanças climáticas no Centro Internacional com base em Dubai Para Agricultura Biosalínea (ICBA),

Infelizmente, o Oriente Médio, já a região mais seca do mundo, parece ficar cada vez mais seco. E, portanto, as imagens de satélite podem realmente entrar em suas próprias, nas mais sombrias circunstâncias. Usando o programa Landsat da NASA - "O Land Rover Defender do mundo dos dados", McDonnell o chama - as organizações de ajuda criaram sistemas de alerta precoce de seca e fome, através dos quais eles tentam enfrentar crises antes de piorarem. Eles digitalizam imagens para detectar sinais de desertificação e buscam indícios de estresse generalizado da vegetação. Quando Marrocos foi atingido por uma severa seca no ano passado, que reduziu a produção de grãos em quase 60% e levou à perda de quase 200 mil empregos agrícolas, os analistas de sensoriamento remoto assumiram a liderança para identificar e orientar a assistência às áreas mais afetadas.

Ainda assim, a implantação de imagens de satélite não foi sem seus problemas, em grande parte porque muitos governos ainda não reconheceram a importância da tecnologia. Em muitas ocasiões, pesquisas de qualidade e dados úteis nunca alcançam os formuladores de políticas, em vez disso, colhendo poeira nas mesas dos burocratas. "Um dos grandes problemas em toda a região árabe é que podemos fazer a ciência, mas muito é jogado na gaveta", diz Chadi Abdallah, pesquisador do CNRS do Líbano. Em outros casos, os institutos nacionais de ciência subestimados foram os primeiros a perder o seu financiamento durante as crises econômicas. O satélite de ciência solitária do Egito, o NileSat, está fora de operação por razões financeiras; O orçamento de ciência e tecnologia do Iraque foi eviscerado.

E então há os problemas de segurança. A partir da década de 1970, quando El-Baz, depois de trabalhar na missão Apollo-Soyuz, primeiro trouxe imagens da NASA para o Egito, muitos serviços de inteligência tomaram uma visão fraca da tecnologia espacial estrangeira. Alguns ainda vêem isso como excessivamente sensíveis, quase uma forma de espionagem e tentam regular seu uso. Em 2015, as autoridades do Cairo inexplicemente negaram a entrada para dois analistas de dados americanos do Departamento de Agricultura que tinham vindo a calibrar suas leituras por satélite no chão. Outras agências de segurança trouxeram essas instituições sob sua ala. A maioria dos órgãos coletores de estatísticas no Oriente Médio se enquadra nos serviços de segurança, tornando muitas das suas descobertas inacessíveis para pesquisadores independentes. Em um sinal infeliz dos tempos, Cientistas libaneses descobriram que mesmo quando eles identificam problemas via satélite - neste caso, o crescimento de uma planta invasiva perto de Al-Qaa no norte do país - às vezes não há nada que eles possam fazer sobre isso. "A guerra [na Síria vizinha] nos impede de acessar certas áreas. Não temos permissão para ir lá ", diz Ghaleb Faour, diretor do Centro de Sensoriamento Remoto do CNRS.

"Tem que ser inteligente"

No entanto, há muitos sinais de que o papel das imagens de satélite no Oriente Médio só aumentará, melhor e talvez um pouco menos dependente da NASA. Desde a década de 1970, os americanos dominaram o campo de sensoriamento remoto, oferecendo a maior parte do arquivo de imagens. Eles ainda transmitem dados diretamente do espaço para até 20 países de cada vez. "Temos uma vantagem no mundo", diz James Irons, diretor da Divisão de Ciências da Terra do Goddard Space Flight Center da NASA.

Nos últimos anos, no entanto, surgiram alternativas, uma série de opções que oferecem uma resolução superior - e, portanto, uma maior variedade de usos - do que os satélites Landsat. A Agência Espacial Européia lançou a Sentinel 2A no ano passado e a Sentinel 2B este ano, ambas as quais podem se aproximar mais do que a maioria dos outros satélites publicamente disponíveis. A ESA recentemente disponibilizou alguns dos seus dados pela primeira vez, o que é crucial, uma vez que a maioria dos cientistas do Oriente Médio está operando em orçamentos de calçados. E alguns operadores privados de satélites que têm capacidades de resolução superior ainda são conhecidos por baixar seus preços quando as instituições públicas de pesquisa pedem. "Nós encontramos uma maneira de fazê-lo funcionar ", diz Kumar Navulur, Diretor sênior de programas estratégicos globais da DigitalGlobe, uma empresa dos EUA. O CNRS do Líbano paga à empresa cerca de US $ 100.000 a cada cinco anos para construir mapas digitais detalhados do país. À medida que os tempos de revisão por satélite e a qualidade da imagem melhoram, os pesquisadores esperam que os céticos dentro de seus próprios governos venha ver o valor da tecnologia.

Acima de tudo, porém, parece que as imagens de satélite podem ser um dos poucos meios de Oriente Médio para enfrentar sua terrível série de desafios ambientais. Com a maioria dos estados da região lutando com algum tipo de conflito ou economia fraca, as crises de água e alimentos estão a piorar por dia. A solução, ao que parece, pode muito bem ter que vir de cima. "Particularmente com as mudanças climáticas, sabemos que teremos menos água. Vamos ter que melhorar muito o gerenciamento de água em todo o conselho ", diz o McDonnell da ICBA. "Nós teremos que ser inteligentes com imagens de satélite".


Fonte: newsweek.com