Carregando...

NOTÍCIAS

09 Julho

Veja as mudanças das estações do espaço

Com o satélite Copernicus Sentinel-3A totalmente desenvolvido e seus dados disponíveis gratuitamente, a tarefa de monitorar e entender nosso planeta em mudança foi feita muito mais fácil. Ver o efeito que a primavera tem em nossa vida vegetal é apenas um dos seus muitos usos.

Lançado em fevereiro de 2016 e com um conjunto de instrumentos, o Sentinel-3 é o mais complexo de todas as missões da Sentinela.

Como a missão de trabalho de trabalho para o programa de monitoramento ambiental europeu de Copernicus, mede os oceanos, a terra, o gelo e a atmosfera da Terra de forma sistemática para que as mudanças globais em larga escala possam ser monitoradas e compreendidas. Enquanto o Sentinel-3 oferece essa "grande imagem", ele também pode ser usado para monitorar questões ambientais de menor escala, como .

O Sentinel-3 está a caminho de estar no coração da oceanografia operacional, mas também fornece informações únicas e oportunas sobre a mudança da cobertura da terra e da saúde da vegetação.

Por exemplo, a animação acima usa informações do oceano do oceano e instrumento de cor da terra para medir as quantidades em mudança de clorofila nas plantas. Aqui, vemos claramente o progresso da primavera verde no hemisfério norte, por exemplo.

Desde o primeiro comissionamento, quando o satélite e os instrumentos foram meticulosamente aperfeiçoados, o Sentinel-3A esteve em fase de "aceleração".


O radiômetro de temperatura da superfície terrestre e terrestre Sentinel-3 inclui canais dedicados para medir incêndios. Isso ajudará a mapear as emissões de carbono da biomassa queimada e avaliar os danos e estimar a recuperação das áreas queimadas. As informações para ajudar a gerenciar incêndios florestais estarão disponíveis usando medições Sentinel-3 combinadas com dados de previsão meteorológica. Além disso, as florestas podem ser monitoradas sistematicamente para avaliar riscos e desenvolver planos eficientes para prevenir incêndios florestais.


Isto significa que durante o último ano, enquanto o satélite estava sendo preparado para sua vida como uma missão totalmente operacional, apenas os dados do "instrumento direto" estavam disponíveis. Outro passo na cadeia de processamento é necessário para traduzi-los em informações mais tangíveis para usuários em todo o mundo.

Este marco já foi aprovado para que os melhores dados de qualidade disponíveis agora estejam disponíveis gratuitamente a partir do oceano e instrumento de cor da terra do satélite e do sensor de do mar e da , que mede a energia que irradia da superfície da Terra.

Este nível de dados de seu outro instrumento - um altímetro de radar, que mede a altura da superfície do mar, rios, lagos e terras - está disponível desde dezembro passado.

O gerente da missão Sentinel-3 da ESA, Susanne Mecklenburg, explicou: "Sentinel-3 é uma missão extremamente complexa, e estou muito orgulhoso de dizer que está cumprindo sua promessa.

"Trabalhamos em estreita colaboração com nossos colegas da Eumetsat para garantir que ele esteja pronto para fornecer dados de alta qualidade. Isso é importante porque, enquanto a Eumetsat opera o satélite, ambas as organizações gerenciam a juntas.


As informações do radiômetro Sentinel-3A, que medem a radiação emitida na superfície terrestre, revelam como a temperatura da Terra muda entre julho e novembro de 2016. As medições estão em kelvin.



"A ESA é responsável pelos produtos de dados de terra e pela Eumetsat pelos produtos marinhos, todos disponibilizados para os serviços da Copernicus e outros usuários.

"As medidas feitas pelo cor do satélite sobre terra agora oferecem aos usuários informações importantes para monitorar a saúde de nossa vegetação, que é essencial para práticas agrícolas e para ajudar a planejar recursos.

"Isso também complementa outras missões, como o Copernicus Sentinel-2 e Proba-V. Juntos, eles serão uma ferramenta poderosa para mapear nossas terras em mudança".

Sentinel-3 mostra como a temperatura da superfície da Terra muda, o que também é importante para a previsão do tempo e para o monitoramento das mudanças climáticas. Sobre terra, as medidas podem ser usadas para o planejamento urbano, por exemplo.

No final do ano, os produtos de dados também estarão disponíveis para monitorar incêndios.


Fonte: https://phys.org e European Space Agency