Carregando...

NOTÍCIAS

27 Julho

Satélite Jason-2 ajuda a melhorar os mapas do Sea Floor

Uma nova missão de pesquisa está sendo lançada para continuar a agregar ao nosso conhecimento dos mares, incluindo esforços expandidos para mapear o fundo do mar.

A NASA, a NOAA, o Centro de Agência Espacial Francesa National d'Etudes Spatiales e a Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos estão usando seu satélite conjunto Jason-2 para o projeto. O satélite foi utilizado pela primeira vez com essas organizações para a Missão de Topografia da Superfície do Oceano. Jason-2 esteve em órbita há nove anos e rastreou regularmente o aumento e a queda dos níveis superficiais do oceano, além de reunir outras métricas oceânicas importantes.

À medida que o satélite envelhece, muitos dos seus componentes estão se tornando danificados devido aos estresses de estar em órbita há tantos anos. Para manter outros satélites em sua mesma órbita segura, Jason-2 será movido para uma órbita inferior para alcançar a coleta de dados para sua nova missão. Jason-2 irá coletar dados sobre o fundo do mar a cada 5 milhas, o que será usado para criar uma estimativa de alta definição da altura média da superfície do oceano em vários lugares ao redor do globo. Anteriormente, Jason-2 colecionava medidas de altura de 95% do oceano livre de gelo a cada 10 dias usando seu altímetro de radar.


REPRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DEMONSTRANDO O USO DE UM ALTÍMETRO DE RADAR A BORDO DE JASON-2 PARA MEDIR AS ALTURAS DO MAR. IMAGEM: EUMETSAT / PROGRAMA COMET


Esta nova missão ajudará a criar mapas mais detalhados do oceano e permitirá uma melhor modelagem do comportamento oceânico quando se trata de rastrear a previsão do tsunami, terremotos subaquáticos e outras anomalias.

O trabalho de Jason-2 também será usado para abrir caminho para satélites adicionais que serão lançados nos próximos anos. Outro satélite da NASA será lançado com seus parceiros das agências espaciais do Reino Unido e do Canadá que serão usados para rastrear a água superficial e a topografia oceânica.

Cientistas e pesquisadores envolvidos com Jason-2 dizem que mesmo que o satélite tenha passado projeções quanto tempo ele permaneceria em órbita, eles estão dispostos a continuar trabalhando com os dados que o satélite pode enviar de volta à terra. Embora existam mudanças que precisam ser feitas para o satélite mais antigo, ele ainda pode enviar informações valiosas para a NASA e outras agências que estão ativamente rastreando a informação oceanográfica.

A órbita inferior de Jason-2 permitirá rastrear as correntes oceânicas, ajudar com a previsão do tempo e uma variedade de outras tarefas essenciais que podem ser feitas com o satélite envelhecido.


Fonte: geoawesomeness.com