Carregando...

NOTÍCIAS

07 Agosto

Ben-Gurion U. desempenha papel fundamental no satélite de pesquisa agrícola

 A Universidade do Negev de Ben-Gurion está desempenhando um papel fundamental no componente de pesquisa do VENμS, o primeiro satélite de pesquisa ambiental de Israel, lançado hoje no Centro Espacial da Guiana em Kourou, na Guiana. Venμs é um projeto conjunto da Agência Espacial de Israel (ISA) no Ministério da Ciência e seu homólogo francês, Centre National d'Etudes Spatiales (CNES). Clique aqui para assistir o vídeo de lançamento.

VENμS (Vegetation and Environment Monitoring on a New Micro Satellite) apoiará o estudo da evolução da vegetação, da agricultura e do meio ambiente. Ele irá capturar dezenas de imagens diariamente, incluindo aquelas que não podem ser vistas pelo olho humano, usando uma sofisticada câmera multi-espectral. A câmera irá capturar imagens em 12 comprimentos de onda, incluindo os quatro comprimentos de onda "red-edge" - uma área espectral relativamente estreita que permitirá aos cientistas quantificar melhor o estado e a dinâmica da vegetação nos locais de pesquisa escolhidos.

As imagens específicas de Israel serão recebidas, analisadas e arquivadas no Laboratório de Sensoriamento Remoto da BGU no campus da Sede Boqer, um site de operação do Ministério da Ciência e Tecnologia. O Prof. Arnon Karnieli, pesquisador principal no projeto de satélite, dirige o laboratório dos Institutos Jacob Blaustein da BGU para Pesquisa do Deserto.

"O satélite é ideal para monitorar as culturas agrícolas de acordo com o conceito de" agricultura de precisão ", oferecendo uma resolução espacial de 16 pés (cinco metros) e um tempo de revisão de 48 horas", diz o Prof. Karnieli. "Este conceito permite que um agricultor veja as mudanças espaciais e temporais de suas culturas não apenas na escala de todo o campo, mas em uma escala intra-campo de pequenas parcelas. Ela ajudará a conservar recursos e proteger a terra e as águas subterrâneas dos excedentes De água, fertilizantes e pesticidas ".

Venμs é o segundo projeto de satélite da BGU lançado com sucesso neste ano. "BGUSAT", o primeiro nanoatélite da pesquisa acadêmica israelense, foi lançado em fevereiro como parte de uma colaboração entre a BGU, Israel Aerospace Industries (IAI) e o Ministério das Ciências, Tecnologia e Espaço de Israel. Atualmente, está fornecendo aos pesquisadores informações sobre uma série de fenômenos científicos.

"Israel é reconhecido em todo o mundo por sua coragem e inovação, elementos que são expressos no desenvolvimento tecnológico do VENμS", diz o ministro da Ciência, Tecnologia e Espaço de Ofir Akunis. "Estamos cheios de orgulho para ver este projeto tão aguardado dos melhores engenheiros e pesquisadores em Israel liderados pela Agência Espacial de Israel e a agência espacial francesa atingiu o alcance".

Do ponto de vista tecnológico, o satélite azul e branco, construído pela IAI, também possui um novo sistema de propulsão elétrica projetado por Rafael Advanced Defense Systems Ltd., que se destina a reduzir o peso do satélite. A Elbit Systems Ltd. projetou a câmera especial. O micro-satélite pesa 586 libras (265 quilos) e entrará em uma órbita geo-síncrono a uma altitude de 447 milhas (720 quilômetros) dentro dos dois dias do lançamento. Ele irá orbitar a Terra 29 vezes a cada ciclo de 48 horas e espera-se que permaneça em órbita durante 4,5 anos, após o que se moverá para uma órbita inferior, a 255 quilômetros (410 quilômetros) da Terra.


Fonte: eurekalert.org