Carregando...

NOTÍCIAS

19 Agosto

Sentinel-1 acelera pagamentos de seguro de colheita

Pela primeira vez na Índia, um governo estadual está usando satélites para avaliar as culturas perdidas para que os agricultores possam se beneficiar de pagamentos rápidos de seguros.

O estado indiano do sul de Tamil Nadu é o lar de cerca de 68 milhões de pessoas, das quais quase um milhão são agricultores de arroz. No entanto, Tamil Nadu enfrenta a pior seca em 140 anos, levando a terra a ser muito seca para arrozais, perda de rendimento, miséria generalizada e agitação.

A missão de radar de Copernic-Sentinel-1 tem sido usada para aliviar um pouco do sofrimento, fornecendo evidências de terras danificadas e culturas falhadas, de modo que a Companhia de Seguros Agrícolas da Índia pode compensar os agricultores o mais rápido possível. Até agora, mais de 200 000 agricultores receberam pagamentos.

Malay Kumar Poddar, gerente-geral da empresa, disse: "Avaliar os danos com base em tecnologia de sensoriamento remoto está introduzindo muita objetividade no programa de seguro de culturas.

"Além da avaliação da perda de área, também estamos interessados em aplicar a tecnologia para avaliar os rendimentos reais no final da temporada".

Os satélites que transportam câmeras ópticas podem fornecer imagens da superfície da Terra somente na luz do dia e na ausência de nuvem, mas os satélites Sentinel-1 possuem radar que funciona independentemente.

Isso faz com que seja uma missão ideal para uso em regiões tropicais e subtropicais, que geralmente são turvas.

As imagens de radar Sentinel-1, combinadas com a modelagem de rendimento de arroz, são o cerne da iniciativa de informação baseada em sensoriamento remoto alemão-suíça e seguro para culturas em emergências econômicas (RIICE).

Francesco Holecz, da sarmap, criou o serviço em colaboração com o International Rice Research Institute, parceiros RIICE, autoridades indianas e universidades.

Ele disse: "A repetição confiável das Sentinelas, seus curtos intervalos de revisão, o acesso livre, rápido e fácil aos produtos e a alta qualidade dos dados contribuíram muito para a praticabilidade dos sistemas de monitoramento de arroz por satélite".

Gagandeep Singh Bedi, comissária de produção agrícola e principal secretário do governo em Tamil Nadu, acrescentou: "A tecnologia RIICE de sensoriamento remoto nos permite avaliar a perda de colheitas e danos de maneira mais transparente e atempada.

Usando dados de radar da missão Copernic Sentinel-1, as áreas onde o arroz é cultivado no estado indiano do sul de Tamil Nadu podem ser avaliadas. Isso está desempenhando um papel importante na compensação dos agricultores pelas culturas perdidas durante períodos de seca severa. As diferentes cores indicam o início da temporada de cultivo de arroz no centro-leste de Tamil Nadu, na Índia, em 2016. Crédito: contém dados modificados de Copernic Sentinel (2016), processados por RIICE / TNAU.


"Foi particularmente útil durante a última temporada de cultivo para identificar aldeias atingidas pela seca, e os agricultores se beneficiaram da tecnologia, obtendo reivindicações em um tempo recorde".

A rede de pesquisa também está trabalhando com parceiros em outros países para desenvolver ainda mais o método.

Por exemplo, a Universidade Agrícola de Tamil Nadu e o Instituto Internacional de Pesquisa de Arroz nas Filipinas estão procurando usá-lo para avaliar os rendimentos no final da temporada.

Sellaperumal Pazhanivelan, da universidade, disse: "Acreditamos que esta tecnologia pode ajudar os governos estaduais a obter dados objetivos e transparentes sobre os rendimentos reais de arroz para que os agricultores afetados por riscos naturais possam ser identificados rapidamente".


Fonte: phys.org