Carregando...

NOTÍCIAS

18 Novembro

Novo mapa de terras cultivadas do mundo apoia a segurança alimentar e da água

A Índia tem a maior área de cultivo de solo, enquanto o Sul da Ásia e a Europa são considerados capitais agrícolas do mundo.

Um novo mapa foi lançado hoje detalhando as terras cultivadas em todo o mundo na mais alta resolução ainda, ajudando a garantir a segurança global da comida e da água de forma sustentável.

O mapa estabelece que existem 1,87 bilhões de hectares de terras cultivadas no mundo, que é de 15 a 20 por cento - ou 250 a 350 milhões de hectares (Mha) - mais alto do que as avaliações anteriores. A mudança é devido a uma compreensão mais detalhada de grandes áreas que nunca foram mapeadas antes ou foram mapeadas incorretamente como não-culturas.

Estudos anteriores mostraram que a China ou os Estados Unidos têm a maior área de cultivo de terras, mas este estudo mostra que a Índia ocupa o primeiro lugar, com 179,8 Mha (9,6% da área global de terras cultivadas). Em segundo lugar, os Estados Unidos com 167,8 Mha (8,9%), a China com 165,2 Mha (8,8%) e a Rússia com 155,8 Mha (8,3%). As estatísticas de todos os países do mundo podem ser visualizadas em um mapa interativo .

O sul da Ásia e a Europa podem ser considerados capitais agrícolas do mundo devido à porcentagem de terras cultivadas da área geográfica total. As culturas cultivadas representam mais de 80% da Moldávia, São Marinho e Hungria; entre 70 e 80% da Dinamarca, Ucrânia, Irlanda e Bangladesh; e 60 a 70% dos Países Baixos, Reino Unido, Espanha, Lituânia, Polônia, Faixa de Gaza, República Tcheca, Itália e Índia. Para comparação, os Estados Unidos e a China possuem 18 por cento de terras cultivadas.

O estudo foi liderado pelo USGS e faz parte do Projeto Global Food Security-Support Analysis Data @ 30-m (GFSAD30) . O mapa é construído principalmente a partir de imagens de satélite Landsat com resolução de 30 metros, que é a maior resolução espacial de qualquer conjunto de dados agrícolas globais.

Mapa de culturas mundiaisEste mapa mostra a distribuição de terras cultivadas em todo o mundo em uma resolução nominal de 30 metros. Este é o produto de linha de base do Projeto GFSAD30. 

Importância de cultivar monitoramento em grande detalhe

"O mapa mostra claramente campos de fazenda individuais, grandes ou pequenos, em qualquer local do mundo", disse Prasad Thenkabail, geógrafo de pesquisa do USGS e pesquisador principal da equipe do projeto GFSAD30. "Dada a alta resolução de 30 metros e 0,09 hectares por pixel, uma grande vantagem é a capacidade de ver as terras cultivadas em qualquer país e regiões subnacionais, incluindo estados, províncias, distritos, municípios e aldeias".

Com a população global que se aproxima da marca de 7,6 bilhões e deverá chegar a 10 bilhões até 2050, é cada vez mais importante entender e monitorar o estado da agricultura em todo o mundo com grande detalhe. Esta nova pesquisa é útil para organizações internacionais de desenvolvimento, agricultores, tomadores de decisão, cientistas e profissionais da segurança nacional.

"Este mapa é uma linha de base e ponto de partida para avaliações de nível superior, como identificar quais culturas estão presentes e onde, quando crescem, sua produtividade, se as terras são deixadas em pousio e se a fonte de água é irrigada ou alimentada a chuva", disse Thenkabail . "Comparações podem ser feitas entre o presente e os últimos anos, bem como entre uma fazenda e outra. É inestimável conhecer a localização precisa de terras agrícolas e sua dinâmica para levar a uma gestão de fazenda informada e produtiva ".

Crítico para a segurança da água

Não só este mapa e os dados que o acompanham têm implicações significativas para a segurança alimentar, mas também é crítico como base para avaliar a segurança da água. Quase 80 por cento de todo o uso de água humana em todo o mundo vai para a produção de alimentos, e esta pesquisa fornece informações sobre "colheita por gota", que é uma avaliação da quantidade de culturas produzidas por unidade de água.

A pesquisa é uma empresa principal

"O projeto é uma grande empresa por muitos motivos", disse Thenkabail. "Um grande desafio foi a obtenção de imagens sem nuvens em regiões como os trópicos e durante as estações chuvosas. Isso levou vários anos em algumas áreas. Este projeto exigiu o uso de análises de dados grandes adquiridos por satélite usando algoritmos de aprendizado de máquina em uma plataforma de computação em nuvem, como o Google Earth Engine ".

Outro aspecto importante deste projeto foi a validação rigorosa do mapa, levando a uma precisão global de 92%. A validação foi realizada por uma equipe independente para 72 zonas em todo o mundo.

O USGS liderou esse projeto e desempenhou um papel especialmente valioso no fornecimento de imagens Landsat. O USGS adquire, processa, arquiva e distribui - livremente para qualquer pessoa no mundo - dados Landsat de 1972 até o presente dia. Este projeto usa um conjunto de dados único, principalmente de imagens de satélite Landsat a partir do ano de 2015. O sensoriamento remoto é fundamental para alcançar uma perspectiva global, bem como informações objetivas e imparciais.

O objetivo da equipe do projeto GFSAD30 é mapear as terras cultivadas globais e seus atributos de forma rotineira, rápida, consistente e precisa ano após ano. O projeto é um esforço colaborativo entre o USGS, Administração Nacional de Aeronáutica e Espacial, Bay Area Environmental Research Institute, Universidade de New Hampshire, Universidade Estadual da Califórnia, Baía de Monterey, Universidade de Wisconsin, Universidade do Norte do Arizona, International Crops Research Institute for Semi-Arid Trópicos, Departamento de Agricultura dos EUA, Agência de Proteção Ambiental dos EUA, Instituto de Pesquisas de Sistemas Ambientais da Indonésia e Google. O projeto é financiado pela NASA's Making Earth System Data Records para Uso em Programa de Ambientes de Pesquisa, com financiamento suplementar do USGS.

Mapa de Croplands nos Estados UnidosEste mapa mostra as culturas americanas em uma resolução nominal de 30 metros. Isso faz parte do projeto GFSAD30. Texas CroplandsEste mapa mostra as terras agricultáveis no Texas em uma resolução nominal de 30 metros. Isso faz parte do projeto GFSAD30. 


Fonte: usgs.gov