Carregando...

NOTÍCIAS

15 Abril

Retorno dos primeiros dados do GEDI revela a terceira dimensão das florestas

A missão GEDI (Global Ecosystem Dynamics Investigation) da NASA foi lançada em dezembro de 2018. A bordo da Estação Espacial Internacional , os lasers poderosos da GEDI criam mapas 3D detalhados das florestas e da topografia da Terra - fornecendo observações espaciais inovadoras e exclusivas. Em janeiro de 2019, os lasers do GEDI foram ligados pela primeira vez e o instrumento agora está dando aos cientistas um primeiro vislumbre dos insights que ele fornecerá nos próximos anos.

A missão do GEDI fornece aos cientistas informações detalhadas sobre a estrutura da floresta: quão alta a floresta é, quão densos são seus galhos e a distribuição vertical e horizontal de sua folhagem. Tudo isso produz visões cruciais do ciclo de carbono global da Terra, promovendo uma melhor compreensão de como as florestas armazenam o carbono e o que acontece com esse carbono quando elas são cortadas ou perturbadas. As florestas suportam numerosas espécies de plantas e animais, e a compreensão de sua estrutura pode ajudar os biólogos a entender melhor os habitats da floresta e a biodiversidade da Terra.

Quando os cientistas processam os dados do GEDI, as medições resultantes revelam a estrutura vertical da floresta. A imagem abaixo GEDI é de uma floresta da Carolina do Sul, onde o verde mais escuro mostra onde as folhas e galhos são mais densos, enquanto as áreas mais claras mostram onde a copa é menos densa.


Missão de Investigação em Dinâmica dos Ecossistemas Globais da NASA (GEDI) lançada em dezembro de 2018


Créditos: Joshua Stevens / Observatório Terrestre da NASA, Bryan Blair / NASA Goddard Space Flight Center, Michelle Hofton e Ralph Dubayah / University of Maryland


“O GEDI fornece um registro vertical, não apenas de quão altas são as árvores, mas de quanto material de copa existe em qualquer altura”, disse Ralph Dubayah, pesquisador principal do GEDI e professor de ciências geográficas na Universidade de Maryland. “O GEDI fará mais de 10 bilhões de observações individuais de estruturas de dossel, o que é muito maior do que jamais tivemos”.  

Esse nível de detalhe é o que diferencia o GEDI e dá a ele o poder de ver os detalhes das florestas da Terra, explicou a equipe.

“A equipe de instrumentos da Goddard fez um trabalho incrível ao entregar esse instrumento científico incrivelmente capaz. O GEDI reúne várias tecnologias desafiadoras e de última geração para permitir essa medição muito difícil que é necessária para atingir nossas metas científicas ”, disse Bryan Blair, vice-investigador principal e cientista de instrumentos do GEDI.

"Estamos muito animados que o GEDI esteja agora em órbita e fazendo medições", disse Michelle Hofton, professora associada de pesquisa da Universidade de Maryland e co-investigadora do GEDI. “Essa capacidade de capturar com precisão a estrutura da superfície da Terra e sua topografia subjacente é exclusiva do GEDI. Estamos entusiasmados com a ampla cobertura que estamos recebendo todos os dias e ansiosos pelas descobertas que serão feitas usando os dados. ”




FONTE: NASA