Carregando...

NOTÍCIAS

21 Abril

A pandemia do coronavírus vista do espaço


Um antes e depois de um hospital com um telhado azul construído na China

A área do Hospital Huoshensan em Wuhan China em 2017 (esquerda). O hospital construído em 2020 (à direita). Fotos: © 2020 Maxar Technologies


Quilômetros acima da Terra, o esforço global para combater a pandemia de coronavírus pode ser visto em uma escala rápida e dramática.

Por que é importante: rastrear os efeitos do vírus a partir do espaço pode ajudar as organizações a entender a pandemia sem prejudicar as pessoas e promover a transparência e a responsabilidade em torno dos esforços para combater o vírus.

O que está acontecendo: a Planet - uma empresa que opera mais de 100 satélites de imagens da Terra - imageou antes e depois de aeroportos, pontes e outros locais para mostrar como os esforços de distanciamento social abriram estradas e destinos turísticos em todo o mundo.

  • Outro operador de satélite, Maxar, acompanha a construção de novos hospitais e instalações médicas, enquanto as cidades tentam tratar um influxo de pacientes.
  • As empresas também estão relatando um aumento na demanda por imagens de satélite, mostrando manufatura e infraestrutura em partes particularmente afetadas do mundo como a China, de acordo com um relatório da Space News .
Um antes e depois de Miami Beach mostrando os efeitos do coronavírus.
Miami Beach em 2019 (esquerda). Agora Miami Beach vazia em 2020. Fotos: Planet Labs Inc.


O quadro geral: as imagens de satélite também fornecem uma sensação de escopo que não pode ser vista do chão.

  • Um período impressionante mostra a eliminação da poluição na China, à medida que o país adotou medidas estritas para retardar a progressão da crise do coronavírus. (Imagens semelhantes também mostram a limpeza da poluição acima da Itália.)
  • Imagens de satélite também mostram grandes poços sendo escavados no Irã (abaixo) para enterrar as vítimas do surto de coronavírus naquele país.


Imagens de satélite de alta resolução de 1º a 8 de março mostram aumento da atividade dentro do cemitério, com o local do túmulo estendido durante o período e mais de uma dúzia de veículos próximos à área das trincheiras na segunda imagem. (Maxar Technologies)


Antecedentes: Os dados de satélite são utilizados há muito tempo para ajudar no alívio de desastres.

  • Imagens tiradas do espaço também podem ser usadas para rastrear desmatamentos e incêndios florestais.

Nas entrelinhas: as imagens de satélite não apenas mostram o escopo da crise do coronavírus, mas também ajudam a responsabilizar nações e empresas por suas ações enquanto pessoas no local trabalham para combater a pandemia.

  • "O espaço permite um maior grau de transparência", disse Dylan Taylor, CEO da Voyager Space Holdings à Axios. "É difícil se esconder de ativos baseados em espaço".

O que vem a seguir: é possível que dados de sensoriamento remoto também sejam usados para ajudar na recuperação econômica.

  • A visão aérea de um satélite pode ajudar as empresas a rastrear os efeitos do surto sem colocar os funcionários em risco no terreno.
  • Os dados de satélite também podem ajudar a alertar sobre futuras epidemias , observando as áreas com potencial de surtos para saber quando o risco é alto para certas doenças começarem a se espalhar.



FONTE: axios.com/ por Miriam Kramer