Carregando...

NOTÍCIAS

01 Abril

Atualização: plataforma de monitoramento de soja por satélites SojaMaps

No início desta semana foi lançada a atualização da plataforma SojaMaps, que apresentou diversas novidades sobre as áreas de soja no Brasil.

Nesta última atualização que está disponível, conta com aprimoramentos sugeridas pelos usuários de diversas partes do Brasil e do mundo que agora se tornaram realidade no monitoramento via sensores remotos orbitais.


O SojaMaps permite agora que você interaja com os dados das áreas cultivadas com a cultura da soja e verifique se a saúde da planta e variáveis climáticas foram adequadas para a produção. As camadas dos PRODUTOS trazem a capacidade do usuário interagir com os resultados mensais na plataforma e também a partir de dados .tiff, como dados de seca, evapotranspiração e modelos de vegetação.


A nova versão da plataforma conta também a partir de agora com dados atualizados ao longo do tempo do índice de vegetação EVI (Enhanced Vegetation Index) para qualquer lugar do estado de Mato Grosso. Essa série-temporal é capaz de mostrar para o usuário mudanças significativas no uso do solo, principalmente a conversão para agricultura.


Uma novidade bastante aguardada é que, a partir de abril será disponibilizada a nova plataforma SpaceAgro. Este novo recurso trará aos usuários a capacidade de interagir com dados de uso do solo e clima para os dados vetoriais de seu interesse.


Para acessar a plataforma basta fazer o cadastro neste link e o acesso é instantâneo. Dados da safra de soja 2020/2021 será inserida no próximo mês, visto que a colheita no Mato Grosso ainda se encontra em andamento em boa parte do estado devido as altas ocorrências das chuvas.

O SojaMaps (INPI 915903890) – foi criado no ano de 2015 sendo um projeto de extensão e de pesquisa do laboratório de Geotecnologia Aplicada em Agricultura e Floresta (GAAF), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Sinop.

Mais informações em http://pesquisa.unemat.br/gaaf e no sítio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5228365125548035.


Fonte: mundogeo.com