Carregando...

NOTÍCIAS

19 Abril

Carbon Mapper lança programa-satélite para localizar Superemissores de Metano e CO2

O Estado da Califórnia , o NASA JPL e o Planet unem-se à University of Arizona , ASU, RMI, High Tide Foundation e Bloomberg Philanthropies em uma coalizão única para combater as mudanças climáticas

Carbon Mapper , uma nova organização sem fins lucrativos, e seus parceiros - o Estado da Califórnia , Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (NASA JPL), Planeta, Universidade do Arizona , Universidade Estadual do Arizona (ASU ), High Tide Foundation e RMI - anunciaram hoje um programa pioneiro para ajudar a melhorar a compreensão e acelerar as reduções nas emissões globais de metano e dióxido de carbono (CO2). Além disso, o consórcio Carbon Mapper anunciou seu plano de implantar uma constelação de satélites hiperespectral inovadora com a capacidade de localizar, quantificar e rastrear emissões pontuais de metano e CO2.

"Esta década representa um momento de muita ação para a humanidade fazer um progresso crítico na abordagem da mudança climática", disse Riley Duren , CEO do Carbon Mapper e cientista pesquisador da Universidade do Arizona . "Nossa missão é ajudar a preencher as lacunas no ecossistema global emergente de sistemas de monitoramento de metano e CO2, fornecendo dados oportunos, acionáveis e acessíveis para a tomada de decisões com base científica."

"O consórcio Carbon Mapper é uma parceria inovadora com várias partes interessadas, em que cada ator é um especialista em seu próprio domínio, o que nos permite fazer mais do que podemos sozinhos", disse Robbie Schingler , cofundador e diretor de estratégia da Planet. "A Planet tem orgulho de ser o parceiro comercial e de tecnologia que fornece os dados necessários para a ação climática, ao mesmo tempo em que acelera a humanidade em direção a uma economia global mais eficiente e sustentável."

À medida que a janela para limitar o aquecimento global se estreita, há uma necessidade urgente de implantar novas tecnologias que possam medir as emissões de gases de efeito estufa de maneira rápida e precisa em todo o mundo. As abordagens atuais para medir as emissões de metano e COna escala de instalações individuais - particularmente as atividades intermitentes - apresentam desafios, especialmente em termos de transparência, precisão, escalabilidade e custo. Resumindo, se você não consegue medir, não consegue administrar.

"Esses satélites caseiros são uma virada de jogo. Eles fornecem à Califórnia uma ferramenta poderosa e de última geração para nos ajudar a reduzir as emissões do superpoluente metano - dentro de nossas próprias fronteiras e ao redor do mundo. Isso é exatamente o tipo de solução dinâmica e com visão de futuro de que precisamos agora para enfrentar a crise existencial da mudança climática ", afirma o governador da Califórnia , Gavin Newsom .

O Carbon Mapper ajudará a superar essas barreiras tecnológicas e permitirá uma ação acelerada ao tornar as fontes de alta emissão de metano e CO2 visíveis ao público e nas instalações de forma rápida e persistente. Os dados coletados pela constelação de satélites do Mapeador de Carbono fornecerão medições mais completas, precisas e oportunas das emissões pontuais de metano e CO2, bem como mais de 25 outros indicadores ambientais.

"O que torna o Carbon Mapper único é que ele expande muito a transparência das emissões de metano e CO2 para os tomadores de decisão e a sociedade civil", disse Deborah Gordon, pesquisadora sênior da RMI. "A RMI pode usar o Carbon Mapper para ajudar a certificar o gás natural com baixo teor de metano e tornar as emissões visíveis para acelerar a ação em escala global."

A Carbon Mapper, em colaboração com seus parceiros públicos e privados, está desenvolvendo a constelação de satélites em três fases. A fase inicial de estudo está concluída e incluiu dois anos de desenvolvimento de engenharia preliminar e fabricação. A Fase 1 está em andamento e inclui o desenvolvimento dos dois primeiros satélites da Planet e NASA JPL, planejados para lançamento em 2023, acompanhando plataformas de processamento de dados e projetos piloto cooperativos de mitigação de metano em andamento usando aeronaves na Califórnia e outros estados dos EUA. A Fase 2, que está em desenvolvimento, incluiria a expansão para uma constelação multi-satélite operacional a partir de 2025.

O Carbon Mapper, em colaboração com o Conselho de Recursos Aéreos da Califórnia (CARB), também está desenvolvendo um portal público para disponibilizar os dados para uso pela indústria, governos e cidadãos privados para melhorar a contabilidade de gases de efeito estufa, agilizar o reparo de vazamentos, apoiar a resposta a desastres, e melhorar a resiliência ambiental.

"Esses satélites ajudarão a Califórnia a identificar e reduzir as emissões de metano de fontes industriais e de energia, além de fornecer dados valiosos para nos ajudar a gerenciar nossas terras naturais e de trabalho para resiliência climática", disse o diretor executivo do CARB, Richard Corey . "O CARB espera fornecer uma plataforma pública para os dados de gases de efeito estufa e explorar como os dados de uso da terra podem informar as decisões sobre o manejo florestal, prevenção de incêndios e qualidade da água."

"High Tide liderou o esforço de financiamento do Carbon Mapper para catalisar a mitigação de baixo custo dos gases de efeito estufa, criando um modelo de parceria inovador para identificar vazamentos perigosos de metano (CH?) e dióxido de carbono (CO 2 ). O Carbon Mapper está em uma posição única para maximizar o impacto dos dólares filantrópicos ", afirma Richard Lawrence , fundador e diretor da High Tide Foundation.




Impulsionado pela filantropia, o Carbon Mapper reúne uma coalizão exclusiva de atores dos setores público e privado com experiência e recursos combinados para implantar um serviço de apoio à decisão operacional, sustentado e orientado pela ciência para o máximo impacto.

  • A NASA JPL entregará a carga útil do espectrômetro de imagem hiperespectral para o primeiro satélite Carbon Mapper, aproveitando a tecnologia avançada de sensoriamento remoto com muitos anos de herança em aeronaves e espaçonaves. O JPL também fornecerá assistência técnica para o desenvolvimento da carga útil dos satélites adicionais pelo Planet. Esses espectrômetros oferecem sensibilidade, resolução e versatilidade incomparáveis.
  • A Planet , operadora da maior frota de satélites de imagem da Terra, projetará e construirá os satélites - aproveitando o sensor de imagem hiperespectral da NASA JPL - e operará a frota com sua arquitetura de sistema de missões existente. O Planet contribuirá ainda mais com sua rápida revisão de satélites, dados e tecnologias analíticas para fornecer e localizar a emissão de metano para governos, instituições públicas e privadas, cidadãos, operadores de instalações e muito mais. A capacidade da Planet de comercializar produtos de dados é fundamental para a construção e continuidade da constelação de vários satélites.
  • O California Air Resources Board  (CARB) mantém a liderança política e uma abordagem pioneira para entender e tomar medidas para reduzir os poluentes climáticos e a exposição em comunidades afetadas pela poluição do ar. O CARB já está trabalhando com aUniversity of Arizona, JPL e ASU para usar protótipos aerotransportados do Carbon Mapper para demonstrar a mitigação e melhorar a contabilidade com os operadores de instalações em toda aCalifórnia.
  • A High Tide Foundation  liderou o amplo investimento filantrópico no Carbon Mapper, por meio do qual buscam cumprir sua meta de ter um impacto mensurável significativo na mitigação das mudanças climáticas.
  • A Universidade do Arizona oferece liderança científica nofornecimento de dados de emissões demetano e CO2, incluindo o desenvolvimento de novos algoritmos e estruturas analíticas e testá-los com um programa de pesquisa aerotransportada em andamento. A Universidade também fornece funcionários-chave e outros recursos para a organização sem fins lucrativos Carbon Mapper.
  • A Arizona State University (ASU) oferece liderança científica paraprodutos de dadossem metano e CO2e apóia os esforços da Planet para desenvolver novos indicadores ambientais na terra e nos oceanos. O Global Airborne Observatory da ASU também é essencial para a prototipagem aerotransportada e campanhas de campo do Carbon Mapper.
  • A RMI ajuda a orientar as aplicações de caso de uso de metano para Mapeador de Carbono, segmentação de observação por satélite, oportunidades de mitigação da indústria e desenvolvimento de políticas por meio de suaOil and Gas Solutions Initiative.
  • A Bloomberg Philanthropies , uma das fundadoras originais do Satellites for Climate Action, acredita que o acesso a dados precisos é uma das ferramentas mais poderosas de que dispomos para enfrentar a crise climática. Esta parceria se baseia no portfólio ambiental da Bloomberg Philanthropies, que tem um longo histórico de trazer soluções de dados e transparência para a luta contra as mudanças climáticas, incluindo iniciativas como a Bloomberg Global Coal Countdown .

"As emissões de metano são uma das principais causas das mudanças climáticas em todo o mundo, mas precisamos de mais dados para identificar as formas mais eficazes de reduzi-las", disse Michael R. Bloomberg , Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU para Ambições e Soluções Climáticas, Fundador da Bloomberg LP e Bloomberg Philanthropies e 108º prefeito da cidade de Nova York. "Como gosto de dizer, se você não consegue medir, não consegue administrar - e o Mapeador de Carbono será uma ferramenta valiosa para nos ajudar a fazer os dois."

Carbon Mapper está se preparando para contribuir com a crescente comunidade de organizações que oferecem orientação baseada na ciência para tomadores de decisão em todos os níveis da sociedade e se baseia em Satélites para Ação Climática , uma iniciativa lançada em 2019 para reunir governos, filantropos, grupos ambientais e empresas de tecnologia devem usar tecnologias de satélite para monitorar as emissões de gases de efeito estufa e transformar dados de satélite em informações acionáveis. 

O Carbon Mapper é financiado por um grupo de filantropos líderes: High Tide Foundation, Grantham Foundation para a Proteção do Meio Ambiente, Bloomberg Philanthropies, Zegar Family Foundation, outros doadores filantrópicos e a Universidade do Arizona .


Sobre a Carbon Mapper
Carbon Mapper, Inc., é uma organização sem fins lucrativos (501c3) com a missão de fornecer e orientar a adoção de bens públicos digitais que facilitem a ação oportuna para mitigar os impactos humanos no clima e nos ecossistemas da Terra.


FONTE: https://www.planet.com/