Landsat 9 chega à base da Força Espacial de Vandenberg e é preparado para o lançamento
O satélite partiu da instalação da Northrop Grumman em Gilbert, Arizona, nas primeiras horas da manhã de terça-feira, 6 de julho.
Antes de sua partida, o Landsat 9 concluiu com sucesso duas análises importantes de prontidão: sua análise pré-embarque e sua análise de operações de voo / análise de prontidão de operações.
Os membros do painel de ambos os conselhos de revisão elogiaram a equipe da missão Landsat 9 pela preparação do observatório e cumprimento do cronograma, apesar dos desafios relacionados à pandemia.
O painel de Análise Pré-Embarque elogiou a eficácia do abrangente programa de testes de observatório do Landsat 9 e o desempenho do Landsat 9 durante esses testes, e aprovou o embarque do Landsat 9 para o VSFB.
Da mesma forma, o painel de Revisão de Operações de Voo/Revisão de Preparação de Operações endossou a aptidão do Landsat 9 para prosseguir com o lançamento após avaliar a prontidão para a missão, programas de teste para prontidão em solo, esforços de calibração e validação e planos de lançamento e operação inicial.
Após as avaliações, o gerente de projeto do NASA Landsat 9, Del Jenstrom, comentou: "Estou mais uma vez maravilhado com o trabalho incrível que essa equipe conjunta NASA / USGS / empreiteira faz, superando desafios e adversidades repetidamente."
O Landsat 9 é uma missão conjunta da NASA e do US Geological Survey. O Landsat 9 é o satélite mais avançado da série Landsat; estenderá o registro de dados da superfície terrestre da Terra que começou com o primeiro satélite Landsat em 1972. Os dados científicos de alta qualidade do Landsat possibilitam estudos de séries temporais multi-decadais, e seus dados são usados regularmente para esforços de gerenciamento de terras em todo o mundo.
Todos os satélites Landsat decolaram de Vandenberg, e o Landsat 9 logo o seguirá.
Como Jenstrom disse à equipe de missão do Landsat 9: “Graças ao seu trabalho, estamos indo para o local de lançamento e preparados para operar! Vá para o Landsat 9!”
FONTE: landsat.gsfc.nasa.gov/