Carregando...

NOTÍCIAS

05 Setembro

BRICS assinaram acordo para compartilhar dados de satélite de sensoriamento remoto

Os líderes das agências espaciais do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul [BRICS] assinaram um acordo sobre compartilhamento de dados de satélite de sensoriamento remoto na quarta-feira, 18 de agosto de 2021.

O acordo permite que as agências espaciais do BRICS construam em conjunto uma constelação virtual de satélites de sensoriamento remoto, usando seus satélites existentes, para funcionar como um mecanismo de compartilhamento de dados. Esse mecanismo de compartilhamento de dados ajudará as agências espaciais do BRICS a resolver os desafios diários, como mudanças climáticas, desastres e proteção ambiental.

Constituem os satélites da constelação CBERS-4 (em conjunto com Brasil e China), Kanopus-V (da Rússia), Resourcesat-2 e 2A (da Índia), e GF-6 e ZY-3/02 (da China). Estações terrestres localizadas em Cuiabá (Brasil), Moscou (Rússia), Shadnagar-Hyderabad (Índia), Sanya (China) e Hartebeesthoek (África do Sul) receberão dados dos satélites indicados. Esse mecanismo de compartilhamento de dados ajudará a enfrentar desafios atuais da humanidade, como mudanças climáticas e desastres naturais, e poderá apoiar em políticas de proteção ambiental.

De acordo com Valanathan Munsami, CEO da SANSA, “o acordo sinaliza nossas ambições coletivas e a SANSA espera trabalhar com a AEB, ROSCOSMOS, ISRO e CNSA no fortalecimento de nossa parceria colaborativa”.

As agências espaciais do BRICS incluem a Agência Espacial Brasileira [AEB], a Corporação Espacial do Estado da Rússia [ROSCOSMOS], a Organização de Pesquisa Espacial Indiana [ISRO], a Administração Espacial Nacional da China [CNSA] e a Agência Espacial Nacional da África do Sul [SANSA].


FONTE: https://africanews.space/