Índia faz seu primeiro lançamento de 2022 e envia três satélites à órbita
A Índia enviou três cargas ao espaço com seu foguete PSLV neste domingo (13), incluindo um satélite de monitoramento terrestre. O lançamento aconteceu a partir do Centro Espacial Satish Dhawan, na costa leste do país, por volta das 21h29 (horário de Brasília), sendo o primeiro do país desde agosto do ano passado.
Quatro propulsores foram acionados para auxiliar o estágio central na primeira parte do lançamento. Após queimarem, os seis propulsores foram descartados no primeiro minuto e meio e, então, o estágio central se separou. Em seguida, o motor do segundo estágio começou a queimar seu combustível líquido Vikas.
Finalmente o terceiro estágio do PSLV foi ligado e conduziu as três cargas ao destino final. O satélite indiano EOS 4 foi implantado em órbita 18 minutos após a decolagem — um minuto depois, os dois satélites foram liberados.
A 529 km de altitude, Organização de Pesquisa Espacial Indiana (ISRO, sigla em inglês) confirmou o alcance de órbita do veículo, bem como a abertura dos painéis solares do satélite de radar indiano.
Satélites enviados pela Índia
O satélite EOS 4 foi projetado para orbitar a Terra por 10 anos, coletando imagens da superfície através de seus radares. Seus dados serão aplicados na agricultura, detecção de umidade no solo, gerenciamento de desastres e mais.
Por ser um radar, o satélite pode mapear a superfície terrestre de dia ou de noite. “Esta espaçonave será um dos maiores ativos para servirmos ao país”, ressaltou S. Somanath, presidente da ISRO.
O satélite INS 2TD possui uma câmera de imagem térmica para observações da Terra, mas ele servirá como uma demonstração de tecnologia para um futuro satélite que a Índia está trabalhando em parceria com o Butão.
Já terceiro satélite, chamado INSPIRESat 1, é um projeto conjunto entre instituições dos EUA, Índia, Cingapura e Taiwan. Esse satélite estudará como o clima terrestre e o espacial influenciam a ionosfera, a camada superior da atmosfera.
O lançamento deste domingo foi o primeiro com um PSLV desde fevereiro do ano passado. Desde 1993, o país lançou 54 missões com o PSLV, mas apenas quatro nos últimos dois anos — em parte, por conta da pandemia de covid-19 que atrasou o programa espacial indiano.
Fonte: Via SpaceFlight Now