Carregando...

NOTÍCIAS

11 Junho

Big Data abre caminho para o setor agrícola indiano através do SatSure

Ao trabalhar em estreita colaboração com o governo e as instituições financeiras, a SatSure visa garantir que o crescimento agrícola do país corresponda à nossa segurança alimentar, juntamente com a segurança financeira dos agricultores.

A equipe da SatSure chefiada por Abhishek Raju, co-fundadora e diretora, completou estudos-piloto no distrito de Srikakulam, em Andhra Pradesh, em colaboração com o governo do estado.


A Índia luta com desafios imediatos, como o esgotamento dos recursos hídricos subterrâneos, mudanças climáticas, eventos extremos como a seca e inundações. Devido à falta de compensação justa e atempada das perdas incorridas e à falta de transparência na fixação do preço justo para o produto combinado com a dificuldade de acesso aos mercados, é necessário que a sociedade agrária explore a tecnologia como um meio para mitigar Tanto agrícola como financeira.


Aprovado profundamente pelos suicídios e dívidas dos agricultores, a falta de acesso às práticas agrícolas científicas, a diminuição dos tamanhos de exploração agrícola e a apatia institucional, Abhishek Raju, de 33 anos, fundou a SatSure, uma empresa de análise de dados que integra análises de satélite, clima e IoT com a Setor agrícola em 2015.


Aumento da produtividade da fazenda leiteira usando dados de satélite


Embora os dados do satélite tenham sido utilizados para monitorar o setor agrícola nas últimas três décadas, Abhishek acredita que as complexas relações entre os parâmetros que regem o crescimento das culturas e a saúde do solo tiveram um alcance limitado dentro da comunidade de pesquisa. A SatSure usa técnicas de aprendizagem de máquinas proprietárias e de computação paralela, para resolver esses relacionamentos complexos e obter informações sobre a fenologia da cultura.

'O lema de nosso programa espacial nacional sempre foi usar aplicações de satélite para desenvolvimento nacional. Como produtos da visão do Dr. Vikram Sarabhai, escolhemos seguir a rota de empreendedorismo para aproveitar o bom trabalho realizado pelo ISRO e auxiliar na comoditização de soluções baseadas em satélites, que é o núcleo para investir em tecnologia espacial - economia de gotejamento, ' ele adiciona.

Explicando ainda, ele diz que a prática atual de experiências de corte de culturas (CCEs), para obter uma estimativa da produção agrícola total, é tanto um processo manual quanto um processo intensivo em tempo. Em vez disso, os agricultores podem optar por um procedimento de amostragem inteligente usando técnicas de agrupamento de culturas baseadas em satélite, o que reduz o tempo de identificação dessas parcelas e otimiza seus locais.


Amostragem inteligente para experiências de corte de culturas e definição de preços mínimos de colheitas de suporte para agricultores


Embora os satélites tenham aplicações em muitos domínios, a equipe de 18 membros foi inspirada a trabalhar no setor agrícola porque acreditava que uma solução bem planejada baseada em satélite pode ter um impacto em grande escala neste espaço.


A SatSure criou uma base de dados de 15 anos de imagens de satélite, tomada a uma frequência de 8 dias, dados meteorológicos e dados sobre preços de commodities em toda a Índia desde o ano de 2001.


Ao longo dos últimos dois anos, a SatSure demonstrou uma forte correlação entre os parâmetros relacionados com a cultura derivados do satélite e os dados terrestres, que podem ser explorados pelo setor agro-seguro. Para facilitar essas soluções a escala nacional, a organização está construindo um arquivo de 15 anos de imagens de satélite de sensoriamento remoto sobre o subcontinente indiano, usando imagens de múltiplos satélites que estão em operação desde 2002.

Enquanto o agricultor exige inteligência de colheita em tempo hábil, as companhias de seguros de colheita precisam de uma avaliação de risco altamente precisa. A análise de imagens de satélite tem dois propósitos: em primeiro lugar, garante que os agricultores recebam uma compensação justa e imediata pela perda de colheitas devido a condições climáticas adversas. Em segundo lugar, permite às seguradoras liquidar reivindicações rapidamente devido à disponibilidade de dados em tempo quase real sem qualquer intervenção manual.

As políticas de habilitação e a digitalização são o futuro

A modernização não afetou os agricultores na Índia de forma significativa e o impacto tem sido limitado em grande parte aos agricultores com renda excedente e grandes terrenos. A maioria dos agricultores ainda depende da monção para irrigação ao longo do ano. Muitos são apanhados em um ciclo interminável de dívida que afeta sua capacidade de investir mais em técnicas agrícolas modernas e as calamidades naturais só pioram a situação.

As isenções freqüentes de empréstimos e a compensação de perdas de colheita que não são representativas das perdas reais incorridas pelo fazendeiro são poucos dos exemplos de como o setor doméstico da agricultura foi alheio ao avanço da tecnologia para se adaptar aos riscos climáticos. Há uma série de aplicações móveis e web que atendem ao setor agrícola, mas Abhishek acredita que existe uma lacuna entre o requisito do usuário e a tecnologia disponível.

Os projetos piloto apoiados por Nações Unidas e Banco Mundial sobre o seguro de seca para agricultores nos países em desenvolvimento foram bem-sucedidos. No entanto, a maioria desses projetos falhou na implementação em larga escala e a principal razão pela falta de apoio estatal e companhias de seguros privadas hesitantes devido à ausência de dados históricos.

No entanto, na última década, as políticas governamentais em agricultura e tecnologia TIC têm sido encorajadoras. No âmbito do projecto FASAL, o ISRO iniciou a previsão de produção de culturas utilizando dados de sensoriamento remoto em 2008. Inclui previsão de detecção de doenças e danos; E desenvolvimento de técnicas para o seguro de colheitas. Isso também foi incorporado no Pradhan Mantri Fasal Bima Yojana (Plano de Seguro de Cultivo do Primeiro Ministro) e outros esquemas governamentais com o objetivo de duplicar os rendimentos dos agricultores até 2022.

'Nosso objetivo é fornecer soluções baseadas em tecnologia para a agricultura a nível nacional. Uma vez que a maior parte do fenômeno relacionado à agricultura são processos complexos e altamente interdependentes, uma solução duradoura dos decisores políticos ainda está a alguns anos de distância. Esta é a lacuna que a SatSure quer ligar ', diz ele.