Carregando...

NOTÍCIAS

20 Junho

Imagens de satélite da NASA mostram o incêndio florestal em Portugal

A NASA, agência espacial norte-americana, publicou novas fotografias de satélite dos fogos que atingiram a zona centro do país, a exemplo dos outros grandes incêndios de 2003 e 2005.

Na primeira imagem, vê-se a região centro do país, os distritos de Coimbra, Leiria, Castelo Branco, assinalando-se a vermelho as áreas em chamas, e mostram-se também algumas partes de Espanha, onde é visível o fumo dos incêndios que já fizeram 64 mortos desde sábado.

A fotografia está no “site” da NASA com o título “Incêndios de grandes proporções fazem mortos em Portugal”.

O incêndio que deflagrou no sábado à tarde em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, provocou pelo menos 64 mortos e mais de 150 feridos, segundo um balanço divulgado hoje.

O fogo começou em Escalos Fundeiros, e alastrou depois a Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria.

Desde então, as chamas chegaram aos distritos de Castelo Branco, através do concelho da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra.

Este incêndio já consumiu cerca de 26.000 hectares de floresta, de acordo com dados do Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais.

Já foram divulgadas novas fotos, com o título “Os incêndios que iluminam Portugal” dos incêndios que estão a deflagrar na zona centro do país.


Fonte: observador.pt