Carregando...

NOTÍCIAS

13 Julho

Ortorretificação de dados de satélite com o WorldDEM4 Ortho

A Airbus Defense and Space expandiu seu portfólio com o lançamento do WorldDEM4 Ortho. Adaptado para a ortorretificação de dados de satélite óptico e radar de alta resolução, o WorldDEM4 Ortho permitirá correções de todas as distorções induzidas pelas variações topográficas da superfície da Terra e orientação por satélite ao adquirir uma imagem.

Sem essas correções geométricas, as imagens de satélite não podem ser usadas em Sistemas de Informação Geográfica ou para qualquer aplicação relacionada ao mapeamento. Com o enorme desenvolvimento de novas aplicações geoespaciais – como análise de negócios, serviços baseados em localização ou turismo -, as necessidades de um modelo de elevação tão consistente e preciso estão aumentando.

O WorldDEM4Ortho é baseado no conjunto de dados WorldDEM global. É produzido através de um processo totalmente automatizado e apresenta uma precisão vertical de quatro metros. Perturbações no terreno são removidas, enquanto corpos de água como lagos ou mar são achatados. Processos de suavização adaptativa também são aplicados em diferentes paisagens e uso da terra, como áreas urbanas, para evitar distorções na imagem.


Sobre o WorldDEM


TerraSAR-X and TanDEM-X radar satellites in space

Cobertura Global – Precisão Única – Qualidade Sem Precedentes

A missão TanDEM-X gerará um Modelo Digital de Elevação (MDE) de qualidade, precisão e cobertura sem precedentes.

Este modelo de elevação homogêneo estará disponível para toda a superfície da Terra, isto é, 150 milhões de quilômetros quadrados em 2014.

Características Únicas de Qualidade

TanDEM-X DEM Teide, Teneriffe

TanDEM-X Digital Elevation Model of Teide Volcano on Teneriffe Island, Spain © DLR

A precisão deste MDE global ultrapassará a de qualquer modelo de elevação baseado em informações de satélite disponível atualmente e terá a seguinte característica única:

  • Precisão vertical: 2m (relativa) / 10m (absoluta)
  • Raster 12m x 12m 
  • Homogeneidade global 
  • Conjuntos de dados altamente consistentes graças a coleta de dados em somente 2,5 anos
  • Sem necessidade de informações de controle em terra graças à precisão geométrica dos sensores
  • Edição final manual garante padrões internacionais de qualidade

Várias Aplicações se beneficiam deste novo produto

TanDEM-X DEM Bolivia

TanDEM-X Digital Elevation Model of Volcano Tunupa and the edges of the salt lake "Salar de Uyuni" in Bolivia. © DLR

 

Clientes da indústria privada e também autoridades públicas estão esperando ansiosamente o MDE do TanDEM-X.
Autoridades cartográficas de países em todo o mundo estão especando aumentar a precisão de informações de altura dentro dos mapas cartográficos padrão graças a esta fonte de dados mais precisa e atualizada.

Outras áreas comerciais e profissionais se beneficiando do MDE do TanDEM-X serão numerosas:

  • Gerenciamento de campos de petróleo e gás
  • Melhor planejamento de intervenção em crises
  • Previsão de impacto de situações de emergência
  • Uma preparação mais direcionada de missões relacionadas a defesa e segurança

Cobertura Global disponível em 2014

TanDEM-X DEM Mount Etna Volcano

TanDEM-X Digital Elevation Model of Mount Etna Volcano on Sicily Island, Italy © DLR

O TerraSAR-X e o TanDEM-X circundam a Terra como uma formação de satélites em distâncias de poucas centenas de metros, e registram dados sincronicamente para o Modelo Digital de Elevação (MDE).

Os dois sensores adquirem dados de maneira absolutamente confiável, à medida que operam independentemente de cobertura de nuvens e condições de iluminação. A aquisição homogênea em todo o mundo garante um MDE global sem linhas divisórias em fronteiras regionais ou nacionais e sem heterogeneidades causadas por diferentes procedimentos de medição ou campanhas alternadas de coleta de dados.


______

Pontos de controle em terra baseados no TerraSARX

Pontos de Controle em Terra (GCPs) confiáveis são insumos essenciais para uma precisa ortorretificação de imagens de sensores remotos, a exata localização do alvo, o referenciamento de conjuntos de geodados e também o suporte de versáteis propósitos de planejamento. Com base em dados coletados pelo satélite radar TerraSAR-X, a Astrium Services oferece a coleta de Pontos de Controle em Terra (GCPs) com uma precisão de até 1 m.

Pontos de Controle em Terra Confiáveis e Precisos pelo TerraSAR-X

A abordagem espacial da Astrium Services à obtenção de informações de terreno em 3D para georreferenciamento ou orientação é de interesse significativo para áreas onde há pouca ou nenhuma informação disponível ou onde não possa ser facilmente adquirida, por exemplo, em locais remotos ou em áreas onde o levantamento de dados em campo pode ser perigoso ou não autorizado.

Baseado em imagens estéreo ou múltiplos conjuntos de dados de imagens, informações como dados digitais de elevação e GCPs podem ser obtidos a uma qualidade excepcional, totalmente independente de condições climáticas e de iluminação natural.

Principais benefícios

  • Coleta espacial de dados rápida e confiável
  • Acesso sem ricos em qualquer lugar da Terra
  • Precisão de até 1m 
  • Tempo de entrega de menos de 4 semanas

Três precisões padrão

O TerraSAR-X fornece GCPs de três precisões padrão:

  • TerraSAR-X GCP-1: usando múltiplas cenas SpotLight da Alta Resolução (HS) (~ 1m de resolução de terreno), cinco GCPs (padrão) com até 1m de precisão em X/Y/Z são identificados em uma área de ~ 20km².
  • TerraSAR-X GCP-2: combinação de cenas de SpotLight (SL) e StripMap (SM) (~ 1,5m / ~ 3m de resolução de terreno), oito GCPs com até 2m de precisão em X/Y/Z são identificados em uma área de até 1.000km².
  • TerraSAR-X GCP-3: usando múltiplas aquisições de StripMap (~ 3m de resolução de terreno), dez GCPs com até 3m de precisão em X/Y/Z são identificados em uma área de ~ 1.000km².

Pacote abrangente de resultados

Os dados de GCP são entregues ao cliente em um pacote abrangente contendo não só as coordenadas X/Y/Z do GCP, mas uma imagem de radar dos arredores (máx. 500m x 500m) em cada GCP, um esboço da localização, um relatório por escrito do produto, bem como o arquivo .kmz correspondente e metadados em arquivo .xml.

TerraSAR-X based Ground Control Points (GCP)

Location of a sample GCP in a radar image chip and in an aerial photograph.


Fonte: MundoGeo (Ana Flávia de Oliveira) e intelligence-airbusds.com