Carregando...

NOTÍCIAS

27 Julho

CIA desclassifica sua coleção de mapas no Flickr

A CIA lançou seu Centro de Cartografia em outubro de 1941. Desde o início, a missão da unidade era fornecer uma gama completa de mapas, análises geográficas e pesquisas em apoio da Agência, da Casa Branca e dos decisores políticos .

Ao longo dos anos, o Centro de Cartografia produziu milhares de mapas. Como você pode imaginar, quase todos eles foram classificados. Recentemente, em homenagem ao 75º aniversário da unidade, a agência lançou uma incrível  coleção de mapas desclassificados . Esta coleção de 130 mapas e mais de 200 imagens de ferramentas cartográficas antigas provavelmente desempenhou um papel importante em muitos eventos significativos na história do mundo.

A coleção é dividida em diferentes décadas da história da unidade. Começa com a década de 1940, onde podemos ver, por exemplo, um mapa das zonas de ocupação da península coreana.



Outra década é a década de 1950, onde podemos ver um mapa surpreendente que mostra a exploração e reivindicações da Antártida.


Além de um mapa que mostra a produção e o comércio internacional de legumes em todo o mundo. 



Na década de 1960, podemos ver um mapa impressionante do clima da Birmânia que deve ter sido usado no planejamento das operações militares.


A coleção dos anos 70 possui um impressionante mapa de terreno renderizado mão do mundo.


Na década de 1990, podemos ver um mapa de cultivo e tráfico de coca. Parece o trabalho de Pablo Escobar.


Fonte: geoawesomeness.com