Carregando...

NOTÍCIAS

30 Julho

Instrutores do SENAR participam de treinamento em novas tecnologias de agricultura de precisão

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) realiza, de forma continuada, a atualização de seus instrutores para garantir a qualidade das capacitações ofertadas pela entidade. É o que aconteceu esta semana com profissionais do Paraná e Mato Grosso que atuam no Programa Nacional de Agricultura de Precisão. Eles participaram de um treinamento da empresa de máquinas Stara com foco em três equipamentos: plantadeira princesa, pulverizador gladiador e autopropelido imperador 3.0. A tecnologia estudada foi o software topper 5500, controlador que facilita a operação e a interatividade entre a máquina e o usuário.

“Esses treinamentos de atualização são importantes porque as máquinas mudam com o tempo e precisamos estar afinados com essas mudanças porque um item que muda já altera o princípio da máquina. O treinamento nos dá mais segurança para trabalhar no campo”, observa o instrutor Dárcio Antônio Benaffi. Segundo ele, que está na área de mecanização agrícola há mais de 20 anos, antigamente a agricultura de precisão era mais simples e o produtor não tinha dificuldade para usar uma máquina. Porém hoje, com a tecnologia, é preciso capacitação para usufruir de todos os benefícios do equipamento. “Nós precisamos mostrar todos os caminhos para que o produtor possa utilizar a máquina e esse software da Stara, por exemplo, auxilia nisso porque é só dar um comando que o sistema mostra para você os próximos passos que precisa seguir”, comenta.

Miguel Jorge Watfe Neto concorda com Benaffi sobre os benefícios do treinamento para o trabalho como instrutor. “O curso nos dá a oportunidade do contato com equipamentos diferentes, seja da Stara ou de outra marca. O que considero importante é o fato de estarmos sempre atualizados para levar conhecimento ao produtor rural.”

A técnica do SENAR Paraná Flaviane Marcolin de Medeiros explica que o treinamento com o software topper 5500 vai proporcionar ao produtor usufruir de todos os benefícios que a máquina tem a oferecer, principalmente no uso de plantadeiras e pulverizadores. “Ele funciona muito bem, tem uma ótima aplicação e vai contribuir para que o produtor tenha melhores resultados na produção. Será mais uma ferramenta para facilitar a vida do produtor.” Flaviane observa que o foco do SENAR com o treinamento é preparar o instrutor para capacitar o produtor que tem o equipamento, mas não sabe utilizar. “O produtor tem máquinas com e sem tecnologia e nosso objetivo é mostrar para ele todos os benefícios que o software tem, e se ele já usa agricultura de precisão como adubação à taxa variável, por exemplo, os resultados serão ainda melhores.”

Apesar dos treinamentos focarem nas novas tecnologias presentes no maquinário agrícola, o coordenador do Programa Nacional de Agricultura de Precisão do SENAR, Rafael Diego Nascimento da Costa, reforça que a AP não é só ter uma máquina. “Na atividade de pulverização, por exemplo, é necessário que a tecnologia que a máquina traz seja utilizada da maneira correta. O que vemos é que em cada bico chega a passar R$ 37 mil em produto aplicado numa safra, mas ainda tem produtores que acham caro investir R$ 5 mil em um bom conjunto de bicos, acreditam que é só ter a máquina e pronto, mas não é bem assim, o equipamento precisa de manutenções. Ou seja, a agricultura de precisão se faz com todas as ferramentas disponíveis como atuadores, equipamentos, implementos e a máquina,” conclui.

Segundo Rafael Costa, o SENAR vai realizar novos treinamentos ainda este semestre para atualizar instrutores do Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4128
www.senar.org.br


Fonte: cenariomt.com.br