Carregando...

NOTÍCIAS

07 Agosto

Reunião sobre combate à desertificação no Piauí com auxílio de Geoinformação

De cunho internacional, a reunião tem o objetivo de debater a implementação da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD) e definir estratégias da participação brasileira na 13ª Conferência das Partes, que acontecerá em setembro, em Ordos, na China.

O encontro é um desdobramento da Lei nº 13.153, de 30 de julho de 2015, que instituiu a Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca.

A reunião visa identificar estratégias para um plano de ação de combate à desertificação no Nordeste do Brasil e discutir a futura estratégia decenal (2018-2030) para implementação da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD), com foco na participação brasileira na 13ª Conferência das Partes, em Ordos, na China, em setembro de 2017.


Público-alvo do evento

Estão convidados a participar secretários estaduais de Meio Ambiente, prefeitos, parlamentares, técnicos e o público em geral. Para se inscrever, basta enviar um email para o endereço drsd@mma.gov.br

O diretor de Desenvolvimento Rural Sustentável e Combate à Desertificação do MMA, Valdemar Rodrigues, destaca o ineditismo do encontro, que reunirá autoridades da região Nordeste responsáveis por implementar as políticas públicas. “A nossa expectativa com a reunião é a melhor possível, uma vez que já temos confirmadas mais de 60 autoridades. Até então, as estratégias de combate à desertificação eram discutidas apenas no âmbito de organizações não governamentais e universidades”, enfatiza.


Evento quer definir ferramentas para monitorar águas degradadas em Teresina

Durante o evento, o MMA apresentará a estratégia denominada URAD (Unidades de Recuperação de Áreas Degradadas e Redução da Vulnerabilidade Climática). Essas unidades recuperam e conservam o solo, a água e a biodiversidade, sempre com a participação ativa das comunidades locais. O encontro em Teresina também definirá ferramentas de sensoriamento remoto e geoinformação na detecção e monitoramento de áreas degradadas. 

O plano de ação de combate à desertificação no Nordeste do Brasil está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular com a meta 15.3, que prevê o combate à desertificação e restauração da terra e do solo, incluindo terrenos afetados pela desertificação, secas e inundações. 


Fonte: portalaz.com.br