Carregando...

NOTÍCIAS

26 Abril

Governo dos EUA considera cobrar por dados populares de observação da Terra

O governo dos EUA está considerando a possibilidade de cobrar pelo acesso a duas fontes amplamente utilizadas de imagens de sensoriamento remoto: os satélites Landsat operados pelo US Geological Survey (USGS) e um programa de pesquisa aérea administrado pelo Departamento de Agricultura (USDA).


A cobertura de neve no Monte Shasta, na Califórnia, tem encolhido nas últimas duas décadas, como mostrado aqui pelas imagens das sondas Landsat do governo dos EUA. Crédito: Landsat / EO / NASA.


Funcionários do Departamento do Interior, que supervisiona o USGS, pediram a um comitê consultivo federal para explorar como colocar um preço nos dados do Landsat pode afetar cientistas e outros usuários; a análise do painel está prevista para o final deste ano. E o USDA está contemplando um plano para instituir taxas para seus dados já em 2019.

Alguns cientistas que trabalham com os conjuntos de dados temem que mudanças no acesso possam prejudicar uma ampla gama de pesquisas sobre o meio ambiente , conservação, agricultura e saúde pública. 'Seria apenas um revés enorme', diz Thomas Loveland, um cientista de sensoriamento remoto que recentemente se aposentou do USGS em Sioux Falls, Dakota do Sul.

O programa Landsat começou com um satélite em 1972 e lançou sete desde então.Juntos, eles produziram o conjunto de dados de imagens de satélite mais antigo do mundo e documentaram décadas de mudanças globais. O atual par de satélites tira fotos com uma resolução de 30 metros a cada 8 dias.

Até 2008, os pesquisadores tinham que comprar imagens Landsat - e muitas vezes projetavam estudos para reduzir os custos de dados, diz Loveland. “Você compraria o menor número de imagens possível para obter uma resposta.”


Fonte: NATURE: 10.1038/d41586-018-04874-y