Carregando...

NOTÍCIAS

10 Maio

China lança satélite de imageamento hiperespectral Gaofen-5 para pesquisa atmosférica

A China lançou um novo satélite de sensoriamento remoto, o Gaofen-5, por meio do Long March 4C, do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, na terça-feira. O lançamento aconteceu às 18:28 do complexo de lançamento da LC9.


Os satélites de sensoriamento remoto de alta resolução civis Gaofen (gao fen = alta resolução) fazem parte de um programa que é um dos 16 principais programas anunciados pelo Conselho de Estado em um plano de 15 anos de programas nacionais chineses de ciência e tecnologia entre 2006 e 2020.

Este programa se tornará o principal projeto civil de observação da Terra da China nos próximos anos, combinando o uso de satélites, bem como aviões e até mesmo balões de estratosfera.

O programa foi iniciado em 2010 e pelo menos 14 satélites estão sendo planejados, formando uma rede de vigilância global quase em tempo real, para todos os climas, para planejamento agrícola, auxílio a desastres, proteção ambiental e propósitos de segurança.

Em maio de 2010, a China iniciou oficialmente o desenvolvimento do Sistema de Observação da Terra de Alta Resolução da China (CHEOS), que é estabelecido como um dos principais projetos nacionais de ciência e tecnologia. O Sistema de Observação da Terra e o Centro de Dados da Administração Nacional do Espaço da China (EOSDC-CNSA) é responsável pela organização da construção do CHEOS.

O Sistema de Observação da Terra e o Centro de Dados, a Administração Nacional do Espaço da China, foi estabelecido em março de 2010. O Centro é responsável principalmente pela organização e implementação, bem como pelo gerenciamento do CHEOS. É também responsável pelos serviços de aplicação EO, desenvolvimento comercial, consultor de tecnologia e cooperação internacional.

Seguindo um arranjo de observação integral do espaço, ar e solo, o CHEOS desenvolve sistema baseado no espaço, sistema de espaço próximo, sistema aéreo, sistema de aterramento e sistema de aplicação como um todo para materializar a observação da Terra em alta resolução temporal, espacial e espectral, que agora está em bom andamento. No geral, para atender às demandas estratégicas do desenvolvimento econômico nacional e do progresso social.

O plano inicial apresentava cinco satélites. O Gaofen-1 utiliza um barramento CAST2000, configurado com uma câmera multi-espectral de 8 metros pancromática / 8 e uma câmera multiespectral de 16 m de resolução média e visão ampla. O satélite realiza uma integração da capacidade de imagem em resolução espacial média e alta e com grande faixa, com vida útil projetada de mais de 5 anos. Foi lançado em 26 de abril de 2013.

O Gaofen-2 emprega o barramento CS-L3000A, configurado com uma câmera multi-espectral de 1 metro pancromático / 4m, com vida útil projetada de mais de 5 anos. O satélite foi lançado em 19 de agosto de 2014.

O Gaofen-3 emprega o barramento CS-L3000B, configurado com SAR de banda C multipolarizada em resolução de nível de medidor, com vida útil projetada de 8 anos. Gaofen-3 foi lançado em 9 de agosto de 2016.

O Gaofen-4 é o primeiro satélite de sensoriamento remoto de órbita geossincrônica da China, com um sistema óptico de luz visível e infravermelho com um sistema óptico comum. A resolução óptica é melhor que 50 metros, enquanto a resolução infravermelha é melhor que 400 metros.


Gaofen-4


O GF-4 pode fornecer uma área de imagem de 7.000 km × 7.000 km com cena individual cobrindo uma área de 400 km × 400 km, e com capacidade para monitor de alta resolução temporal de sensoriamento remoto em nível de minutos. O satélite foi lançado em 28 de dezembro de 2015 - a partir do Centro de Lançamento de Satélites Xichang usando um Longa Marcha-3B / G2.

Gaofen-5 é configurado com seis cargas úteis, incluindo uma câmera hiperespectral VIS e SWIR (infravermelho de ondas curtas), espectral imager, detector de gás de efeito estufa, detector infravermelho de ambiente atmosférico com alta resolução espectral, espectrômetro de absorção diferencial para gás traço atmosférico e detector de polarização de ângulo.

Baseia-se na plataforma de satélite SAST-5000B, desenvolvida pela Academia de Tecnologia de Voos Espaciais de Xangai.

As seis cargas úteis na Gaofen-5 são o Advanced Hyperspectral Imager (AHSI); o Sensor Multiespectral Visual e Infravermelho (VIMS); o Instrumento de Monitoramento de Gases de Efeito Estufa (GMI); o infravermelho atmosférico Ultraspectral (AIUS); o Instrumento de Monitoramento Ambiental (EMI); e a Câmera de Polarização Direcional (DPC).


O Ultraspectral Infravermelho Atmosférico (AIUS) estudará a química atmosférica, abordando principalmente os conteúdos de O3, H2O, NO, N2O, NO2, CO e CO2 na atmosfera do nosso planeta. Este instrumento é um espectrômetro SWIR / MWIR / TIR com faixa espectral de 2,4-13,3 μm (750-4100 cm-1) e resolução espectral de 0,03 cm-1. Ele usará uma técnica de varredura do membro soando pela ocultação do sol com cobertura horizontal de +/- 10 graus e resolução vertical de 1,25 mrad.

A Câmera de Polarização Direcional (DPC) medirá os parâmetros microfísicos de aerossol e nuvem usando a função de distribuição de refletância bidirecional (BRDF). As medições serão feitas em 8 comprimentos de onda VIS / NIR, com 3 polarizações a 3 comprimentos de onda, totalizando 14 canais. O instrumento utilizará matrizes CCD de 512 x 512, faixa de 2400 km, cada ponto da Terra visto de até 9 direções à medida que o satélite se move.

O instrumento medirá a Profundidade Ótica do Aerossol, carga da coluna de aerossol e raio efetivo, razão e tipo de mistura da massa do aerossol, cinza vulcânica do aerossol, quantidade de biomassa; cobertura de nuvens, profundidade óptica, altura e tipo de topo; o albedo da superfície da Terra; a fração de PAR absorvido (FAPAR); Radiação Fotossinteticamente Activa (PAR) e irradiância ascendente de onda curta em TOA.


Gaofen-5 durante o teste.


O Instrumento de Monitoramento Ambiental (EMI) medirá o perfil de ozônio e o perfil total de coluna ou bruto de outras espécies, incluindo BrO, ClO H2O, HCHO, NO, NO2, O3, SO2 e aerossol. O instrumento é um espectrômetro de imagens UV / VIS com quatro bandas, totalizando 1536 canais. Ele usará a técnica de varredura do Pushbroom com uma faixa transversal de 2.500 km. A resolução é de 13 km ao longo da pista x 48 km cruzada.

O Greenhouse-Gases Monitoring Instrument estudará os perfis de CO2 e CH4 usando um espectrômetro de banda NIR / SWIR de 4 bandas com varredura mecânica cruzada, obtendo cinco amostras cruzadas a cerca de 150 km de distância, amostragem ao longo da trilha a cerca de 130 km distância. Varredura é cerca de 800 km e resolução de 10,3 km.

A Academia de Tecnologia de Voos Espaciais de Xangai é subordinada da Corporação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China (CASC), sendo referida como a Oitava Divisão da CASC. A academia foi estabelecida em agosto de 1961 como Shanghai Bureau 2. Em 1993, foi renomeada como a Academia de Tecnologia de Voo Espacial de Xangai.

Com sua principal similaridade ao Longa Marcha-4B, a primeira etapa do Longa Marcha-4C tem um comprimento de 24,65 metros com um diâmetro de 3,35 m, consumindo 183,340 kg de N2O4 / UDMH (a massa bruta do primeiro estágio é de 193,330 kg).

O veículo está equipado com um motor YF-21B com um impulso no solo de 2.971 kN e um impulso específico para o solo de 2.550 Ns / kg. A segunda etapa tem um comprimento de 10,40 metros com um diâmetro de 3,35 metros e 38.326 kg, consumindo 35.374 kg de N2O4 / UDMH.


O Longo Marcha 4C


Inclui um motor principal YF-22B capaz de impulsionar a vácuo de 742 kN e quatro motores vernier YF-23B com um impulso de vácuo de 47,1 kN (impulsos específicos de 2.922 Ns / kg e 2.834 Ns / kg, respectivamente).

A terceira etapa tem um comprimento de 4,93 metros e um diâmetro de 2,9 metros, consumindo 12.814 kg de N2O4 / UDMH. Com uma massa bruta de 14.560 kg, está equipado com um motor YF-40 capaz de um impulso de vácuo de 100,8 kN e um impulso específico num vácuo de 2,971 Ns / kg.

Situado no condado de Kelan, na parte noroeste da província de Shanxi, o Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan (TSLC) também é conhecido pela designação de Wuzhai. É usado principalmente para lançamentos polares (meteorológicos, recursos terrestres e satélites científicos).

O centro de lançamento possui dois complexos de lançamento de bloco único, uma área técnica para preparação de foguetes e espaçonaves, um centro de comunicações, um centro de comando e controle de missão e um centro de rastreamento espacial.


O site de lançamento do TSLC.


As etapas do foguete foram transportadas para o centro de lançamento por ferrovia e descarregadas em uma estação de trânsito ao sul do complexo de lançamento. Eles foram então transportados por rodovia até a área técnica para procedimentos de checkout.

Os veículos de lançamento foram montados na plataforma de lançamento usando um guindaste no topo da torre umbilical para içar cada estágio do veículo no lugar. Os satélites foram levados de helicóptero para o aeroporto de Taiyuan Wusu, a cerca de 300 km de distância, e depois transportados para o centro por estrada.

O Centro TT & C, também conhecido como Posto de Comando Lüliang, está sediado na cidade de Taiyuan e possui quatro estações de rastreamento de radar subordinado em Yangqu (Shanxi), Lishi (Shanxi), Yulin (Shaanxi) e Hancheng (Shaanxi).


Fonte: nasaspaceflight.com